Prefeitura de Taquara inicia ação de arrecadação de lâmpadas usadas

Primeiro depósito foi instalado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taquara
Publicado em 26/08/2021 15:12 | Atualizado em 26/08/2021 15:13 Off
Por Cleusa Silva
Foto: Divulgação/Magda Rabie

Com o objetivo de envolver empresários, entidades e a comunidade em geral na implementação de ações que beneficiem o meio ambiente, a prefeitura de Taquara iniciou uma ação de arrecadação de lâmpadas usadas. O primeiro depósito para a destinação desse material foi entregue, na quarta-feira (25), ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taquara, que possui um estabelecimento comercial de venda de lâmpadas.

Em julho, a Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Captação de Recursos, por meio de uma parceria com a empresa Reciclus, abriu cadastro para comerciantes interessados em aderir ao “Programa de Logística Reversa de Lâmpadas”, visando direcionar gratuitamente lâmpadas fluorescentes tubulares e lâmpadas econômicas compactas já utilizadas para a reciclagem.

“A Reciclus está oferecendo esta oportunidade às empresas para que utilizem o coletor para o recolhimento, pois quem compra lâmpada o que vai fazer? Colocar no lixo não dá, então que possa estar descartando onde adquiriu a lâmpada. Que as empresas e a comunidade se conscientizem que precisamos recolher essas lâmpadas em prol do meio ambiente que vivemos”, destaca o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taquara, João Carlos de Brito.  

Conforme a prefeitura de Taquara, quem tiver lâmpadas fluorescentes tubulares e lâmpadas econômicas compactas em casa pode descartar na entidade, localizada na esquina das ruas Dezessete de Junho e Marechal Floriano, em frente ao Posto 24 Horas, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min.

E comerciantes que tiverem interesse em obter um coletor podem se cadastrar na secretaria, junto à prefeitura, através do e-mail meio.ambiente@taquara.rs.gov.br, ou pelo telefone (51) 3541-9200, ramal 235.

Reciclus

A associação Reciclus é responsável por operacionalizar a Logística Reversa das lâmpadas que contém mercúrio em sua composição, e disponibiliza pontos de entrega em estabelecimentos comerciais em todo Brasil, para que pessoas físicas possam descartar suas lâmpadas usadas para posterior coleta segura, transporte e destinação correta em nossos recicladores homologados.

Assim que o coletor atinge 80% de sua capacidade, o responsável do local deve solicitar a coleta exclusivamente via sistema, com uma senha que recebe após a instalação do ponto. Nos três primeiros anos de atuação, o Programa Reciclus cresceu e ampliou sua rede para as principais cidades brasileiras. São mais de 2.700 pontos de entrega em todo Brasil.

Qualquer varejista e estabelecimento que comercializem lâmpadas podem ter um coletor da Reciclus gratuitamente, e recebem todo o suporte necessário para transporte, instalação do ponto e retirada de lâmpadas quando solicitado.

Fonte: https://reciclus.org.br/

>> Deixe sua opinião: