Prefeitura de Taquara inicia consulta pública on-line para a elaboração do Plano Municipal de Saúde

Comunidade pode participar até o dia 13 de setembro
Publicado em 24/08/2021 09:26 Off
Por Cleusa Silva

Visando obter a contribuição da comunidade na elaboração do Plano Municipal de Saúde, a prefeitura de Taquara iniciou, na segunda-feira (23), uma consulta pública on-line, que estará disponível até o dia 13 de setembro e pode ser acessada pelo endereço bit.ly/pmstaquara.

Interessados em participar da iniciativa também poderão acessar a página oficial da prefeitura (www.taquara.rs.gov.br) e responder a pesquisa, após clicar no banner Consulta Pública – Plano Municipal de Saúde.

Conforme a secretária da Saúde de Taquara, Ana Maria Rodrigues, o formulário faz parte da consulta pública que convida os moradores a participarem da construção do Plano Municipal de Saúde de Taquara de 2022 a 2025.

“O Plano Municipal de Saúde é uma importante ferramenta de gestão que reunirá todas as ações a serem desenvolvidas bem como a proposição das diretrizes para formulação da política de saúde do Município de Taquara nos próximos quatro anos”, menciona Ana Maria.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Levi Batista de Lima Junior, esta conferência virtual permitirá que sejam elencadas as prioridades da população em relação à saúde pública.

“Queremos ouvir a comunidade e avaliar item a item as informações e ações citadas, assim poderemos elaborar um documento de acordo com os anseios primordiais do cidadão”, relata Levi.

Segundo a prefeitura de Taquara, todo cidadão taquarense que queira contribuir para a formulação de políticas públicas, seja usuário, profissional, estudante, prestador de serviço, resida no interior ou na cidade, pode participar.

O questionário foi montado a partir de constatações dentro do que já é ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde e sugestões do que pode melhorar. No formulário, que deve ser acessado pelo endereço https://forms.gle/UuvxaeWT1NhBTHtA6, haverá espaço para a marcação da opção desejada, como também para relatar demais necessidades não relacionadas na planilha.

Dentre as questões pessoais como nome, bairro, telefone e representação, o participante poderá destacar quais áreas/grupos de saúde devem ser priorizados pela Secretaria Municipal de Saúde, elencando como prioritária, já adequada e não prioritária, bem como mencionar quais propostas apresentadas na IX Conferência Municipal de Saúde, em 2019, devem permanecer como prioridade.

O formulário ainda traz espaço para que a pessoa possa dar a sua opinião sobre qual área/serviço de saúde do município tem hoje o melhor desempenho e qual tem hoje o pior desempenho, e oportuniza ao cidadão deixar uma sugestão para a melhoria das ações e/ou serviços de saúde de Taquara.

Sobre o Plano Municipal de Saúde

Um dos instrumentos mais importantes para o planejamento de uma boa gestão em todos os âmbitos da saúde pública é o Plano Municipal de Saúde (PMS).

O PMS compõe todo levantamento de informações sobre a situação da saúde no município. Nele é possível reunir condições para suprir os princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde que são: universalidade, integralidade e equidade, relacionando ações, metas e resultados a serem alcançados por meio de questões políticas, técnicas e econômicas.

De acordo com a secretária de Saúde, Ana Maria Rodrigues, o Plano Municipal de Saúde é elaborado para os próximos quatro anos e a ele também será acrescentado o relatório da Conferência Municipal de 2019.

“Como as conferências acontecem de quatro em quatro anos e a última foi em 2019, vamos pegar este relatório, juntar com as avaliações, as contribuições desta consulta popular e fazer um grande relatório que irá para a plenária do Conselho Municipal de Saúde para deliberação. Após aprovação gera-se um documento que será integrado ao Plano Municipal de Saúde olhando a cidade para os próximos quatro anos, de 2022 a 2025”, explica a secretária de Saúde de Taquara.

>> Deixe sua opinião: