Geral
  PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Prefeitura de Taquara institui datas que visam a conscientização e prevenção de acidentes relacionados ao trabalho

Datas serão incluídas no calendário oficial de eventos
Foto: Imagem ilustrativa (Freepik)

A partir do próximo ano, o calendário oficial de eventos de Taquara terá novas datas, instituídas como o “Mês Abril Verde”, dedicado às ações de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, e o dia 28 de abril como o “Dia municipal em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho”, bem como o “Dia municipal da segurança e de saúde nas escolas do Município”.

Conforme a secretária de Educação, Cultura e Esporte (Smece), Carla Silveira, o planejamento das atividades para 2022 já está sendo executado, conforme o cronograma pedagógico da Smece.

“Trabalhamos intensamente no mês passado a ação ‘Águas de Março’ visando sensibilizar estudantes e a comunidade sobre a importância dos rios e arroios que banham Taquara e em maio entramos com iniciativas ligadas ao Meio Ambiente que seguem até junho”, relata Carla.

De acordo com a prefeitura de Taquara, a medida segue orientação do Ministério Público do Trabalho, visando ações e atividades que objetivem esclarecer a comunidade sobre as temáticas. 

O mês de abril foi escolhido em razão da instituição, pela Organização Internacional do Trabalho e pela Lei Federal nº 11.121, de 2005, do dia 28 como o “Dia mundial e nacional em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho”.

Mês Abril Verde

Abril será o mês dedicado a discutir, com toda a sociedade, a saúde, a segurança e a prevenção de riscos no meio ambiente do trabalho. Para tanto, é prevista para o próximo ano, a realização de uma série de eventos em alusão à iniciativa, tendo como foco as graves problemáticas ambientais que afligem a saúde e a segurança do trabalhador.

Em cooperação com a iniciativa privada, entidades civis e organizações profissionais e científicas, a Administração Municipal realizará campanhas de esclarecimentos, promoção, iluminação de prédios públicos e outras ações educativas visando a eliminação dos acidentes do trabalho e a promoção da saúde do trabalhador.

28 de abril

Dia municipal em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho e Dia municipal da segurança e de saúde nas escolas do Município. Para esta data, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), em parceria com entidades governamentais e não governamentais, pretende desenvolver atividades como palestras, concursos de frase, redação, poesia, desenho ou música, visitações em empresas, dentre outras, com vistas à criação e difusão de uma cultura de preservação de acidentes do trabalho, desde os bancos escolares.