Prefeitura de Taquara não realizará Desfile Cívico este ano

Escolas do município realizarão apresentações na Praça Marechal Deodoro
Publicado em 06/08/2021 15:34 Off
Por Cleusa Silva
Imagem: Foto Arquivo Rádio Taquara

Devido às restrições impostas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em relação aos protocolos de prevenção a Covid-19 (novo coronavírus), a prefeitura de Taquara decidiu não realizar o Desfile Cívico este ano. Durante a Semana da Pátria, serão realizadas apresentações das escolas da rede municipal, na Praça Marechal Deodoro, além da tradicional Corrida do Fogo Simbólico.

O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (09), durante uma reunião ocorrida no Centro Educacional Índio Brasileiro Cesar, reunindo os diretores e diretoras das escolas do município, e representantes do Corpo de Bombeiros de Taquara, que este ano receberá a Centelha do Fogo Simbólico.

De acordo com Andréia Reis, diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) de Taquara, a mudança de local do recebimento da Chama se deu em função de uma notificação do comando do 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

“Nós fomos notificados pelo comando da 32ª BPM, mediante um ofício, de que, por prevenção a Covid-19, não poderiam realizar a recepção da pira. Então, decidimos pela troca de local”, explica Andréia.

Outra novidade este ano é quanto a Corrida do Fogo Simbólico, até a Praça Marechal Deodoro. Em razão de estarmos em ano de Olimpíadas, a Smece irá convidar atletas do município para que se revezem no percurso do quartel dos bombeiros, localizado na ERS-115, próximo da divisa com Igrejinha, até a região central de Taquara, quando será entregue ao prefeito mirim, que levará até a pira instalada na praça.

“Nós, aqui na Smece, junto ao departamento de Esportes, estamos fazendo um mapeamento dos atletas ativos em Taquara e, pensando nesse percurso, para ver quantas pessoas serão necessárias durante a corrida. Se for preciso, pensamos em fazer um sorteio, logo após decidirmos quantos atletas a gente vai precisar chamar”, conta a diretora pedagógica da Smece de Taquara.

A chegada da Centelha do Fogo Simbólico ocorrerá no dia 16 de agosto, às 13h30min, no Corpo de Bombeiros de Taquara. A Corrida do Fogo Simbólico será realizada no dia 1º de setembro, às 8h30min, na Praça Marechal Deodoro.

A programação da Semana da Pátria em Taquara ocorrerá entre os dias 1º a 07 de setembro, também na Praça Marechal Deodoro, quando serão realizadas as apresentações das escolas da rede municipal de ensino, juntamente com a presença de entidades do município, que farão o hasteamento da bandeira, às 8h30min, e o arriamento, às 17h.

Este ano, a Semana da Pátria terá como tema nacional o “Hino Nacional”, estadual a “Força Expedicionária Brasileira (FEB)”, e municipal a “Identidade e Pertencimento”.

>> Deixe sua opinião: