Geral
  CAPACITAÇÃO GRATUITA

Prefeitura de Taquara oferece 66 vagas em quatro cursos profissionalizantes e gratuitos

Objetivo dos cursos é devolver o protagonismo para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social
Foto: Divulgação/Prefeitura de Taquara

Com o objetivo de proporcionar qualificação profissional às pessoas em situação de rua ou famílias atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Município, e que possuem o Cadastro Único, a Prefeitura de Taquara, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, está oferecendo 66 vagas em quatro diferentes cursos profissionalizantes e gratuitos.

Destas, 10 vagas são para o curso de Informática Básica, para pessoas em situação de rua; 16 vagas para o curso de Panificação Caseira, para famílias atendidas pelo Cras e pessoas em situação de rua; 24 vagas para o curso de Costura de Calçados; e 16 vagas para o curso de Eletricista de Baixo Risco – os dois últimos, voltados às famílias atendidas pelo Cras. Além disso, estão sendo oferecidas 20 vagas de cadastro reserva para jovens aprendizes.

Conforme a prefeitura de Taquara, desde o ano passado a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania oferece cursos profissionalizantes para os moradores que são atendidos pelo Cras e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), buscando qualificar estas pessoas.

“Dentro da secretaria, hoje temos a diretoria de Trabalho e Cidadania, que se empenha na construção de parcerias e na contratação de cursos de qualificação para o público que possui Cadastro Único”, explica o secretário Maurício Souza Rosa.

O objetivo destes cursos é devolver o protagonismo para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, para que possam retomar sua condição de independência.

“Em 2021 criamos a Rede Cidadã Empreendedora, um conjunto de organizações e aparelhos sociais da iniciativa pública e privada que passaram a atuar em conjunto. Entre essas pautas, a necessidade de qualificar a mão de obra, especialmente das famílias mais vulneráveis de nosso Município, para ofertar a possibilidade de autonomia delas”, comenta o secretário de Desenvolvimento Social de Taquara.

Interessados em participar de um dos cursos podem fazer suas inscrições no Cras, no Creas ou na sede da secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania.

“Estamos felizes em proporcionar oportunidades para as famílias em situação de vulnerabilidade social de Taquara. Através da qualificação profissional, poderemos auxiliá-las em ter uma vida mais independente, auxiliando para que estas pessoas possam ser inseridas no mercado de trabalho”, destaca Sirlei Silveira, prefeita de Taquara.

As aulas estão previstas para começar em maio. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania está localizada na rua Ernesto Alves, 2785, bairro Jardim do Prado.

O endereço do Cras é na rua Henrique Bauermann, 2318, bairro Jardim do Prado. O Creas fica na rua Henrique Bauermann, 1650, no bairro Recreio. O horário de atendimento é de segunda à quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h30, e na sexta-feira, das 7h30 às 13h30.