Geral
  ANIVERSÁRIO DE TAQUARA

Prefeitura de Taquara promoverá seminário que retrata os 136 anos do município

Evento será on-line, via Google Meet, e transmitido no horário das 19h às 22h
Foto: Divulgação/Prefeitura de Taquara (Arquivo)

Como parte da programação comemorativa ao aniversário do Município, a prefeitura de Taquara promoverá, nos dias 13 e 14 de abril, o Seminário “Taquara, 136 anos: nossa gente, nossa história, nossa memória”, alusivo ao aniversário que será celebrado em 17 de abril.

O evento será on-line, via Google Meet, e transmitido no horário das 19h às 22h. As inscrições para ouvintes (público em geral) pode ser feita através de formulários disponíveis no link https://forms.gle/MQZ6WezVEfqEvg8D7, e para comunicadores e acadêmicos de História, Pedagogia e professores das diversas redes de educação do Município pelo endereço https://forms.gle/qXmCMC7yigRhBeuMA. O link de acesso ao seminário será enviado aos participantes através do e-mail cadastrado no formulário de inscrição.

“Através deste projeto convidamos os professores a refletirem com os seus alunos neste mês de abril sobre a olhar de quem é o povo taquarense, esta será a temática trabalhada pelo museu ao longo do ano, teremos exposições e visitações pensando em quem é este povo, direcionando a comunidade ao lema da Educação que é “Pertencimento e Identidade”, pensado pela equipe pedagógica da Smece justamente para mudar a concepção e a visão da população acerca de si própria e principalmente em relação ao Município”, observa Maicon Rodrigues, chefe de divisão do Arquivo Histórico de Taquara.

Dúvidas e informações podem ser solicitadas pelo e-mail: museu@taquara.rs.gov.br e pelo telefone 35419200 – ramal 434. A iniciativa é uma promoção da Prefeitura de Taquara, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, Arquivo Histórico Municipal Maria Eunice Müller Kautzmann e pelas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), através do Curso de História.

Palestras e participações – 13/04

-Prof. Me. Vania Inês Ávila Priamo – “O patrimônio imaterial de outrora: legado da imigração alemã para os dias de hoje”.

-Prof. Dra. Dóris Rejane Fernandes – “Lusos, espanhóis, alemães e italianos na Taquara do Mundo Novo: o legado deixado na memória e na história”.

-Prof. Dr. Ubiratã Ferreira Freitas – “Os afrodescendentes em Taquara: contribuições de um povo”.

Um lugar para chamar de lar: a história e a memória das comunidades da Península Arábica na Taquara do Mundo Novo” – perguntas e debates com Magda Mohd Rabie (Palestina), Leila Gil (Palestina) e Nariman Shunnaq (Jordânia)

Palestras e participações – 14/04

-Prof. Me. Antônio Soares – “A ocupação pré-colonial na Colônia do Mundo Novo: os primeiros ocupantes dessas terras”.

-Prof. Me. Vânia Inês Ávila Priamo e o tradicionalista Marco Aurélio Angeli – “Entre caminhos e memórias: o papel dos tropeiros na formação histórica e cultural do Mundo Novo”.

-Comunicadores – acadêmicos de História, Pedagogia e professores de diversas redes de educação do Município: “Relatos de experiências que abordaram a história de Taquara em sala de aula” (perguntas e debates).