Prefeitura de Taquara retoma castração de cães e gatos com ampliação do serviço para fêmeas

Previsão é que o serviço também seja disponibilizado em local fixo, o 'Castra Fixo', até o fim do ano
Publicado em 12/08/2021 15:41 Off
Por Alan Júnior

Fotos: Magda Rabie/Prefeitura de Taquara

Após quase um ano inativo, a Administração Municipal de Taquara, por meio da Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Captação de Recursos, retomou, desde a semana passada, de forma temporária os atendimentos do castramóvel. Agora, além de atender animais machos, o serviço foi ampliado para a castração de fêmeas, uma reivindicação importante e há muito tempo solicitada pela comunidade. 

Tendo em vista o controle populacional e controle de zoonoses, neste primeiro momento, o castramóvel segue castrando machos e fêmeas, cães e gatos, de pessoas que possuem grande quantidade de animais, não havendo, por enquanto, agendamento de novos cadastros. “Através de um mapeamento já realizado no Município estamos atendendo casos específicos para fazer o controle de natalidade e de zoonoses, mas assim que o “Castra fixo” estiver finalizado, iniciamos os agendamentos para famílias carentes”, observa o veterinário responsável pelo Castramóvel, Everson Jacometo Júnior.

Projeto “Castra Fixo” 

Segundo Jacometo, está em fase final o projeto “Castra fixo”, um local permanente adaptado para receber cães e gatos destinados à castração. A medida visa, principalmente, oportunizar a recuperação e os cuidados pós-operatórios das fêmeas. O projeto pretende castrar em torno de 80 animais por mês em seu pico de funcionamento.

“A intenção é que até o final do ano o projeto do “Castra Fixo” esteja concluído e possamos iniciar as atividades em um espaço planejado para o atendimento e castração de machos e fêmeas. Assim que inaugurado, passaremos a fazer castrações dos animais (machos e fêmeas) para famílias de baixa renda que participam de programas sociais de auxílio do governo federal”, destaca Jacometo.

>> Deixe sua opinião: