Geral
  MEIO AMBIENTE

Prefeitura de Três Coroas realiza ações que visam a recuperação ambiental de áreas junto ao Rio Paranhana

Projeto pretende ainda realizar a restauração de mata ciliar no Parque das Laranjeiras (foto) e no Parque Brasil Raft
Foto: Divulgação/Parque das Laranjeiras

Com o objetivo de promover a recuperação ambiental de áreas junto ao Rio Paranhana, a prefeitura de Três Coroas firmou, em dezembro de 2021, uma parceria com o VerdeSinos, projeto de âmbito regional mobilizado pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), para a realização do projeto municipal denominado “Rio Paranhana, Eu Amo, Eu cuido”.



A iniciativa, que foi contemplada com quase R$ 40 mil para realização das atividades, iniciou no último dia 13, com o cercamento da área verde pública do bairro Vila Nova, localizada às margens do arroiozinho. O próximo passo, neste local, será um trabalho educativo, que envolverá diversas atividades, com participação da comunidade, incluindo alunos da rede pública, as secretarias de Educação e Desporto e Planejamento, Habitação e Meio Ambiente.

Conforme a prefeitura de Três Coroas, haverá também o plantio de árvores nativas e frutíferas, instalação de poleiros para contar com a “semeadura” feita pelas aves, e ainda a acomodação de toras e galharia para atrair a fauna silvestre, como parte da estratégia de restauração ecológica.

Além desta área, o projeto pretende ainda realizar a restauração de mata ciliar (espaços com cobertura vegetal nativa que ficam às margens de rios) no Parque das Laranjeiras e no Parque Brasil Raft.

Além da prefeitura e do Comitesinos, também estão envolvidos no projeto municipal a Associação Tres-coroense de Canoagem (Asteca), a Corsan, a Emater, o Sindicato das Indústrias do Calçado, o Conselho Municipal de Meio Ambiente e o Trescopark. O projeto seguirá até dezembro de 2023.