Geral

Prefeitura de Três Coroas realiza poda de árvores na zona urbana do município

As podas realizadas estão sendo orientadas por profissionais com capacidade técnica para tal

Existem vários tipos de poda arbórea, mas por décadas a cidade tem adotado praticamente apenas um método: o rebaixamento da copa no inverno, provavelmente por ser o mais econômico e fácil. As podas que já ocorreram foram emergenciais e por isso houveram algumas falhas que já foram corrigidas.

De acordo com o biólogo da Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação e Meio Ambiente, Fernando Soares, é preciso adotar também a poda de condução, e pensar o futuro de cada árvore, propiciando o crescimento de ramos dominantes. Isso vai diminuir a necessidade de poda, os conflitos com iluminação e placas, aumentando os benefícios e reduzindo os custos. 

Mas, algumas árvores que estão sob a fiação, por exemplo, continuarão demandando manejo, das quais, algumas precisarão ainda ser do tipo poda drástica, ou serão eventualmente substituídas. Do contrário o crescimento destas árvores trará riscos altíssimos de perda de energia ou mesmo rompimento de cabos em dias de ventania.

Em relação aos galhos e material vegetal que foi deixado nas ruas, a Administração está em tratativas com a FEPAM para uma solução definitiva e promissora. “Estamos estudando referências de outros municípios com casos de muito sucesso na gestão da arborização urbana, como Porto Alegre, São Leopoldo, Ivoti e alguns exemplos recentes como Canela e Igrejinha”, destaca a administração.  

O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura está trabalhando em um plano de capacitação técnica para que as pessoas que desejarem saber mais sobre podas e arborização urbana, bem como quiserem se engajar na elaboração, aprovação e publicação de uma política de gestão da arborização urbana, possam participar.