Geral
  ATENDIMENTOS DE COVID

Prefeitura diz que, após ficha, pessoas com sintomas gripais são encaminhadas para outro local no Posto 24h de Taquara

Secretaria de Saúde confirma que pacientes compartilham o mesmo ambiente até realizarem a ficha de atendimento, procedimento que gerou questionamentos da comunidade
Fotos: Cleusa Silva/Rádio Taquara

Preocupados com o crescente número de casos de Covid-19 (novo coronavírus) no município e região, ouvintes da Rádio Taquara entraram em contato para relatar que estiveram no Posto de Saúde 24h, para retirar medicação ou realizar outros tipos de atendimento, e acabaram sentados ao lado de pessoas que haviam positivado para a doença.

Questionada por nossa reportagem, a secretária de Saúde de Taquara, Mariane Farias da Silva, explicou que, de fato, as pessoas que buscam atendimento no Posto de Saúde 24h compartilham o mesmo ambiente da recepção, onde são feitas as fichas de atendimento. Constatado que o paciente está com sintomas gripais, ele é encaminhado para outro espaço, montado nos fundos do prédio.

“Assim como ocorreu em 2021, antes de termos o Centro Covid, os pacientes com sintomas gripais também acessavam a recepção do Posto 24h e aguardavam na sala de espera junto aos demais pacientes. E só depois de fazer a ficha de atendimento eram encaminhados para o Centro”, explica Mariane.

Esse procedimento, de acordo com a secretária de Saúde de Taquara, é perfeitamente normal de acordo com as notas técnicas publicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“As normas técnicas orientam que todo paciente, com suspeita de Covid ou não, deve receber atendimento até nas unidades básicas de saúde (UBSs) da rede municipal. E aqueles que apresentam sintomas gripais ou respiratórios são orientados a se dirigirem a outro local para realizar o teste, ou retornar em uma data que esteja há mais de quatro dias do início dos sintomas. Até para não dar o falso negativo”, destaca Mariane.

Pessoas com sintomas gripais ou que queiram realizar o teste do coronavírus devem buscar atendimento no Posto de Saúde 24h, no horário das 7h às 19h. Após esse horário, o atendimento deve ser realizado no Hospital Bom Jesus de Taquara, apenas para quem apresentar sintomas graves.

“Após as 19 horas os pacientes com sintomas graves devem buscar atendimento no hospital. Pacientes que queiram apenas realizar o teste, ou que apresentem sintomas leves, devem buscar atendimento das 7h as 19h”, orienta a secretária de Saúde de Taquara.

Questionada sobre a possibilidade de ser reaberto o Centro Covid de Taquara, Mariane informa que a secretaria de Saúde está buscando diversas maneiras para melhorar a infraestrutura do Posto 24h, mas “não há previsão de instalação do Centro Covid em outro local”.