Geral

Prefeitura e Bombeiros Voluntários de Igrejinha divergem sobre repasse de recursos e renovação de contrato

Após comunicado que restringe atendimentos, prefeito afirma que não houve atraso e que novo contrato está em fase final de assinatura
Sede dos Bombeiros Voluntários de Igrejinha (Foto: CBVI/Reprodução Facebook)

Um comunicado divulgado na noite de quinta-feira (12/3) pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Igrejinha (CBVI), informando a restrição temporária de atendimentos apenas para ocorrências de emergência, gerou repercussão e motivou manifestações públicas da corporação e da Prefeitura de Igrejinha.

Na nota inicial, os bombeiros informaram que a decisão ocorreu em razão do atraso no repasse de recursos mensais por parte do município, considerados essenciais para o custeio de combustível e insumos utilizados nas operações. Segundo o comunicado, a medida buscava garantir a continuidade do atendimento em situações que envolvem risco à vida e ao patrimônio, dentro das condições operacionais disponíveis.

Após a divulgação da nota, o prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, publicou um vídeo nas redes sociais contestando a informação de atraso. De acordo com ele, o município não deixou de realizar pagamentos à corporação e o contrato vigente entre as partes foi encerrado no final de fevereiro.

Conforme o prefeito, desde então a prefeitura e a entidade vinham negociando um novo convênio. Horlle afirmou que a negociação foi concluída na manhã da última terça-feira (10) e prevê aumento no repasse anual, que passaria de R$ 915 mil para mais de R$ 1 milhão, o que representaria um reajuste próximo de 10%.

Segundo ele, o Corpo de Bombeiros Voluntários encaminhou o novo plano de trabalho e as certidões necessárias na quarta-feira (11), etapa considerada necessária para formalização do contrato. “Não tem como fazer um pagamento sem que houvesse um contrato assinado”, afirmou o prefeito, acrescentando que a assinatura do novo acordo deve ocorrer na sequência e que o repasse será executado como nos anos anteriores.

Horlle também afirmou que a situação já estaria resolvida no momento da publicação da nota da corporação, classificando o comunicado como “extemporâneo”.

Após a manifestação do prefeito, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Igrejinha divulgou um novo esclarecimento. Na nota, a entidade afirmou que há, de fato, um contrato em tramitação entre a corporação e o município, mas que ele ainda não foi efetivado, o que, segundo os bombeiros, tem provocado atraso no repasse de recursos.

A corporação destacou ainda que a divulgação do comunicado teve o objetivo de dar transparência à comunidade sobre a situação enfrentada. Conforme o CBVI, a limitação momentânea de recursos levou à adoção de uma triagem mais criteriosa nos atendimentos.

Os bombeiros também informaram que o sistema de triagem seguirá sendo aplicado até a entrada dos recursos, quando os serviços deverão ser normalizados. A entidade reiterou, na nota, o compromisso de continuar atendendo a comunidade “com responsabilidade, seriedade e transparência”. “Ressaltamos que a divulgação não teve, em nenhum momento, o objetivo de favorecer ou prejudicar qualquer pessoa, entidade ou partido político, mas sim de levar transparência à comunidade quanto à situação atual”, ainda pontuou a nota.