Prefeitura inaugura novo ‘Centro Municipal de Atendimento à Criança’ em Parobé

O espaço, que recebeu o nome do pediatra taquarense, Dr. Carlos Francisco Steigleder, passa a oferecer atendimento para crianças de 0 a 12 anos, das 8h às 17, de segunda a sexta, sem fechar ao meio-dia.
Publicado em 04/08/2021 14:51 Off
Por Alan Júnior

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Parobé

Pensando na saúde e bem estar das crianças, a Prefeitura de Parobé, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou o Centro Municipal de Atendimento à Criança (CEMAC) Dr. Carlos Francisco Steigleder. O espaço, onde funcionava a Farmácia Municipal, foi adaptado para oferecer atendimento para crianças de 0 a 12 anos que antes era oferecido em um espaço junto à UBS Central.

Segundo a secretária de Saúde Ana Elisa de Lima, o novo local é amplo e a estrutura conta com recepção, 2 salas de espera sendo uma exclusiva para aquelas crianças com sintomas gripais, sala de triagem, consultório pediátrico, sala de acolhimento, ambulatório, sanitário e fraldário. O local ainda foi estruturado com brinquedos, jogos educativos e recreativos para levar aconchego às crianças enquanto aguardam atendimento. O espaço funciona das 8h às 17, de segunda a sexta, sem fechar ao meio-dia. Telefone 35438638, ramal 737.

“O CEMAC conta com uma equipe múltipla de profissionais, incluindo três pediatras, fonoaudiólogo, nutricionista e psicóloga. Com um amplo espaço para a convivência e com uma proposta de adoção de um modelo ainda mais humanizado, a fachada do local também foi revitalizada e a calçada conta com decoração especial com jogo de amarelinha para a diversão da garotada”, destaca a secretária.

O prefeito de Parobé Diego Picucha evidencia que dar uma estrutura ainda mais completa ao trabalho de atendimento para as crianças é um compromisso assumido e que vem tendo total atenção de sua administração. 

“No ano passado já havíamos ampliado o atendimento pediátrico, que agora ocorre de forma alternada em todas as unidades básicas de saúde da cidade. A nossa intenção enquanto gestores é tornar ainda mais adequado o trabalho de atenção às nossas crianças. Sabemos que a base de tudo está em uma boa infância e que, quando você dá a devida atenção e cuidado no começo da história, você garante um futuro muito melhor para essas crianças”, define o prefeito.

Homenagem a pediatra

O CEMAC recebe seu nome em homenagem a Carlos Francisco Steigleder, médico pediatra natural de Taquara que dedicou 26 anos de sua vida ao atendimento das crianças em Parobé. Além de atender na rede básica, também atuou no Sindicato dos Sapateiros de Parobé.

Doutor Carlos era natural de Taquara, formado pela Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre no ano de 1969.

Ingressou na residência pediátrica no Hospital da Criança Santo Antônio, concluindo a especialização em 1971, ano em que retornou a Taquara.

Nasceu em Taquara, em 29/03/1944. Foi casado com Natalzira (mais conhecida por Zira) por mais de 40 anos, tendo 3 filhos Carlos Júnior, Rafael e Juliana. Faleceu em 18/05/2018.

Colegas que trabalharam com o Doutor Carlos o descrevem como pessoa humilde, serena, bem humorado, carismático e contador de histórias. Nos últimos anos em que trabalhou em Parobé estava doente e, mesmo com dor muitas vezes, estava sempre com sorriso no rosto.

Steigleder é rememorado com carinho pelos excelentes serviços prestados à comunidade, primando sempre pela ética, responsabilidade e solidariedade como profissional de saúde.

>> Deixe sua opinião: