Prefeitura inicia obra de desassoreamento do Rio Padilha

Trabalho busca prevenir cheias e reduzir prejuízos à comunidade local.
Publicado em 28/07/2021 17:43 Off
Por Vinicius Linden

A Prefeitura de Taquara iniciou nesta semana o trabalho de desassoreamento do Rio Padilha, no distrito de Padilha, na área rural do Município. A obra tem o objetivo de facilitar o fluxo da água em seis pontos específicos, e evitar alagamentos e transtornos à comunidade nestas localidades.

O trabalho é liderado pela Secretaria de Obras, Serviços Urbanos, Mobilidade e Trânsito, em parceria com a Defesa Civil e a Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Captação de Recursos. Segundo o secretário de Obras, Serviços Urbanos, Mobilidade e Trânsito, Bruno Cardoso, a ação permite a remoção de seixos acumulados para a desobstrução da passagem da água, o que evita desvios e erosão das margens. “Estamos fazendo o rio voltar ao seu leito normal, por meio de contenções com pedras e cascalhos, para evitar que a estrada seja engolida para dentro do rio e cause ainda mais prejuízos aos moradores”, explica.

São duas escavadeiras hidráulicas e quatro caminhões atuando nesta operação, e uma parte do material recolhido está sendo depositada em uma curva acentuada na Estrada Geral. Cardoso complementa que, dos seis pontos de desassoreamento, dois deles já estão concluídos.

Desde 2016 que o município possuía licença ambiental para a realização dos trabalhos no Rio Padilha. Com o desassoreamento, a Administração Municipal pretende fazer um trabalho contínuo nestes locais, para obter resultados permanentes e prevenir desastres e enchentes, além de melhorar a qualidade de vida dos residentes destas regiões e de toda a população. “Há mais de cinco anos a comunidade aguardava por esta melhoria, que dará mais segurança, principalmente em períodos de cheias do rio, responsável pela erosão do solo que já estava comprometendo propriedades e estradas. Temos trabalhado de maneira resolutiva em situações que, por muito tempo, foram negligenciadas, mas que necessitam de atenção do poder público”, destacou a prefeita Sirlei Silveira.

Fotos: Divulgação / Cris Vargas

>> Deixe sua opinião: