Historicamente a comunidade de Paredão Baixo, localizada no distrito de Fazenda Fialho, enfrenta problemas na distribuição de água para a comunidade. Em 2004 a Prefeitura furou um poço comunitário, mas houve problemas relacionados à energia elétrica para encher a caixa de cinco mil litros. Agora, segundo a administração, as obras iniciarão ainda neste mês, resolvendo o caso.
Conforme relato da moradora Cristina de Oliveira da Silva, os residentes do local, inclusive as crianças, têm de buscar água em um arroio situado próximo da comunidade. “Estamos como as pessoas viviam antigamente, lavando as roupas no arroio, contra as pedras, por exemplo. Além disso, crianças também têm de buscar água em baldes, ajudando os adultos, situação que até trouxe o Conselho Tutelar a nos visitar. Outro problema que enfrentamos é a falta de recolhimento de lixo”, disse.
No início do ano passado foi encaminhado um pedido de luz comunitária à Câmara de Vereadores, mas que acabou não surtindo resposta. Conforme Joaquina Costa de Oliveira, assistente social do município, que atua no CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social) e responde pelo quilombo e pelas demais comunidades do interior, ainda neste mês serão iniciadas as obras que levarão água a todas as casas da comunidade. “A luz para puxar a água do poço será paga pela Prefeitura e também serão colocados canos”, disse.
Segundo a assistente social, a Prefeitura também está auxiliando a comunidade em outras questões. “Estamos trabalhando para que eles tenham direito a carteira de trabalho rural, que lhes garantirá benefícios, como a construção de casas e a regularização das terras. Também já fizemos inspeções técnicas junto do Ministério da Saúde para saber como anda a saúde deles e se o serviço oferecido pelo município está atendendo às necessidades da comunidade”, afirmou.
Situada a aproximadamente 20 quilômetros do Centro da cidade, a comunidade ainda enfrenta outros problemas, como a dificuldade de locomoção. “Queremos que haja uma linha de ônibus no Paredão Baixo, mas ainda não temos nada definido”, comentou Joaquina. Enquanto isso, a comunidade segue aguardando pelas melhorias.


