
Há cerca de dez dias, moradores de Taquara têm registrado problemas na água distribuída pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), incluindo odor e gosto desagradáveis, além de coloração marrom.
Em nota enviada à Rádio Taquara, a Corsan afirmou que toda a água distribuída atende aos padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria GM/MS 888/2021, do Ministério da Saúde. A empresa explicou que, na noite de sábado (21), foram observadas alterações repentinas na água bruta captada no Rio dos Sinos, refletindo em mudanças de odor e sabor.
Desde então, equipes técnicas da Corsan trabalharam para ajustar o tratamento, utilizando produtos específicos para eliminar o cheiro e o sabor indesejáveis, sem comprometer a segurança da água.
A Prefeitura de Taquara reforçou que está em contato com a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Agesan-RS) para garantir a coleta e análise da água, de forma a identificar eventuais problemas. O município destacou que o monitoramento é feito continuamente pela Vigilância Sanitária, com coletas em diversos pontos da cidade duas vezes por mês. As amostras são enviadas ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), e os resultados ficam disponíveis em até sete dias.
Os moradores que identificarem alterações no abastecimento podem indicar endereços ou pontos problemáticos à Vigilância Sanitária ou à Ouvidoria da Prefeitura, disponível via WhatsApp pelo número (51) 3541-9234.


