Prefeitura de Taquara encerra contrato com empresa terceirizada responsável pelos atendimentos médicos nas unidades de saúde

Nova empresa contratada para realizar o serviço já está em atividades desde o dia 19 de julho
Publicado em 09/08/2021 14:07 | Atualizado em 09/08/2021 14:10 Off
Por Cleusa Silva
Foto: Divulgação/Cris Vargas

Alegando divergências no pagamento repassado aos médicos terceirizados que atendem nas unidades básicas de saúde (UBSs) do Município, a prefeitura de Taquara encerrou o contrato, ainda em julho, com a Gauchamed – Gestão de Saúde e Medicina Ltda. A nova empresa contratada para realizar o serviço, que já está em atividades desde o dia 19 de julho, é a Santé Saúde – S&S Serviços de Saúde SA.

Durante o anúncio do encerramento do contrato com a Gauchamed, ocorrido na manhã desta segunda-feira (09), a prefeita Sirlei Silveira relatou que foi autorizada toda transferência bancária dos valores em aberto para a conta cadastrada da empresa, de forma que resta quitado integralmente o contrato, não havendo saldo a ser executado, dando por encerrada a contratualização.

Na última sexta-feira (06), a prefeita Sirlei esteve reunida com secretários, vereadores, servidores de carreira e o diretor geral do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Fábio Strauss, a fim de discutir a situação relativa ao contrato entre Taquara e a Gauchamed.

Foto: Divulgação/Cris Vargas

Foram apresentadas alegações por parte dos médicos que prestam serviço à empresa de que os repasses não estão sendo honrados, embora os repasses de valores, por parte da administração pública, estejam devidamente em dia. Os relatos foram confirmados pelo doutor Fábio, que representou a categoria.

Durante o encontro, o secretário de Orçamento, Jefferson Allan Müller, confirmou que todos os valores sempre foram pagos conforme o contrato firmado entre a prefeitura e a empresa, de forma que os atrasos de pagamento aos médicos não têm relação com a administração municipal. Para a prefeita Sirlei, a situação era preocupante, pois poderia impactar no atendimento à população com uma possível paralisação por parte dos profissionais.

Conforme a Secretária de Saúde, Ana Maria Rodrigues, a nova empresa contratada para realizar o serviço, a Santé Saúde – S&S Serviços de Saúde AS, iniciou suas atividades no dia 19 de julho, prestando atendimentos médicos clínico geral e pediátrico no Centro Covid, no Posto Central, na UBS Piazito, Unidade Móvel e nas Unidades Básicas de Saúde.

“É importante frisar que não foi afetado o atendimento, não teve nenhuma intercorrência ou descontinuidade do trabalho na transição da prestadora de serviço”, ressalta Ana.

Na reunião também estiveram presentes o procurador jurídico do Município, Thiago Feltes Marques; o assessor jurídico do Município, Cassiano Vladimir Ebert; o médico Newton Ribeiro da Rosa; o chefe de gabinete da Prefeitura de Taquara, Cristiano Vargas dos Santos; o assessor da presidência da Câmara de Vereadores de Taquara, Gilson Antônio Redin; os vereadores Ahmad Musleh Hammad, Carmelinda da Fontoura, Douglas Mello, João Elias Rodrigues Camargo e Jorge Almeida; o secretário de Administração, Régis Bento de Souza; e a técnica contábil do Setor Financeiro do Município, Rejane Sabrina Möller Lehmkuhl.

>> Deixe sua opinião: