
A ponte que liga as cidades de Taquara e Parobé pela chamada Estrada Velha deverá ser substituída por uma nova estrutura, uma vez que as duas cabeceiras atuais sofreram danos em decorrência das seguidas enchentes que vem atingindo o rio Paranhana nos últimos anos. A ideia de planejar a construção de uma nova ponte foi revelada pela prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, durante entrevista concedida para a Rádio Taquara na tarde desta terça-feira (11).
Acompanhada pela engenheira da administração municipal, Daniele Paveck, e pelos secretários municipais de Obras, Alisson Haubert, e de Planejamento, Luciano Campana, a prefeita visitou a ponte para mostrar à reportagem qual o problema que provocou a interdição total da passagem, em medida tomada após ser constatado o surgimento de um novo buraco na pista asfaltada bem no ponto onde se localiza a cabeceira do lado de Taquara. Na ocasião, o secretário de Obras mostrou o quanto a base da estrutura foi comprometida pela última enchente. Segundo ele, a força das águas do Paranhana levou boa parte da parte aterrada, afetando a estrutura de pedras que serve de base junto à margem do rio.
Diante da preocupação com a situação de risco causada, a prefeita Sirlei revelou já ter mantido contato com o prefeito de Parobé, Gilberto Gomes, para tratar da possibilidade de realizar o planejamento da construção de uma nova estrutura completa no local. “Inicialmente, faremos uma ação emergencial para recuperar a cabeceira do nosso lado, e depois um projeto para buscar recursos e viabilizar a construção de uma ponte nova”, acrescentou a prefeita.
Ainda segundo a engenheira do município, deverá ser iniciado, assim que possível, uma obra emergencial para possibilitar a reabertura da travessia, mesmo que de forma provisória. Durante a visita ao local, a reportagem da Rádio Taquara constatou que também a cabeceira do lado de Parobé apresenta rachaduras.


