O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Ricardo Rivero, esteve visitando Taquara, na segunda-feira quando conheceu as instalações do Hospital Bom Jesus e a UTI regional. Com o objetivo de buscar uma maior aproximação entre a categoria, e promover uma união entre as instituições, o presidente ministrou aula magna na Faccat, que abordou o tema “Preceitos Éticos e suas implicações na prática da enfermagem”.
Acompanhado da assessora Silze Ribeiro e da jornalista Fernanda Barth, o presidente do Coren destacou que veio conhecer a realidade e os profissionais de Taquara, e disse que é preciso unir forças e firmar parcerias para o benefício da categoria. “Hoje, como existem muitos cursos de enfermagem, nossa preocupação se volta para a qualificação do profissional. Precisamos conscientizar a sociedade. Até hoje não foi definido um piso salarial, e também o número de horas trabalhadas por técnicos, parteiras e enfermeiras”, destacou, em visita ao Jornal Panorama e à Rádio Taquara.
De acordo com Ricardo, o Coren precisa atuar mais junto à categoria, faltando articulação política entre o Conselho Federal, Sindicato e a Federação Nacional dos Enfermeiros. Ele ainda ressaltou a mobilização do Estado pela implantação das 30 horas de trabalho semanais, especialmente pela forma articulada como os representantes de classe estão trabalhando e pela ampla divulgação que o Conselho vem realizando no interior, ouvindo as demandas e buscando a união dos enfermeiros e técnicos.


