Esportes
  COMPETIÇÕES DE ATLETISMO

Primeira etapa dos Jogos Estudantis de Taquara reúne cerca de 400 atletas

Provas de atletismo foram realizadas nesta semana, no Parque do Trabalhador.
Evento mobilizou alunos de 20 escolas municipais e estaduais
Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

As competições de atletismo marcaram o início da edição de 2022 dos Jogos Estudantis de Taquara (JETs). Entre segunda e terça-feira (dias 23 e 24), no Parque do Trabalhador, cerca de 400 atletas de 20 escolas participaram das provas de corridas, revezamentos, salto em distância e arremesso de peso, nas categorias Pré-mirim, Mirim, Infantil e Juvenil.

O evento esportivo é promovido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, através da Diretoria de Esportes. “Foram dois dias muito intensos, mas com um saldo muito positivo. É preciso reconhecer o trabalho desempenhado por professores e estagiários na organização dos Jogos Estudantis, além do apoio do Instituto Vitória que nos auxiliou na limpeza dos locais das provas”, ressalta o diretor de Esportes, Joel Dutra.

Como novidades para o evento deste ano, houve o aumento de categorias em disputa por medalhas, além de um dia a mais para a realização das provas. Joel complementa que a pista de atletismo foi pintada em raias por todo o circuito, além da estruturação da caixa de areia para as provas de salto em distância. “Como professor, sempre mobilizei os alunos a participar. Retomar a realização dos JETs após dois anos de pandemia foi incrível. Além do clima agradável, foi legal encontrar pessoas muito participativas para as competições”, destaca.

Desempenho das escolas 

Todas as 20 escolas que participaram desta primeira etapa dos Jogos Estudantis ganharam pelo menos uma medalha. Quem teve o melhor desempenho foram os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosa Elsa Mertins, com 25 medalhas. A segunda melhor escola foi a Emef Júlio Maurer, com 12 medalhas. A terceira posição geral ficou com os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Hermínia Gaewersen Marques, com 11 medalhas. A Escola Cívico-Militar e a Emef Emílio Leichtveis dividiram a quarta posição, com 10 medalhas cada.

“Fico feliz com o retorno deste grande evento esportivo em nosso Município. O incentivo ao esporte é fundamental para estimular a prática de atividades físicas nas crianças e adolescentes, além de fortalecer o convívio entre os colegas”, frisa a prefeita de Taquara, Sirlei Silveira.

Ainda neste ano, haverá mais três etapas dos JETs. Após as competições de atletismo, os Jogos Estudantis terão sua continuidade com o handebol, em agosto. E nos meses seguintes, também ocorrerão os jogos de futsal e vôlei.