Geral
  PEDIDO DE MUDAS

Produtores rurais de Taquara podem solicitar mudas de acácia-negra até sexta-feira (10)

Pedidos podem ser feitos na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural
Foto: Divulgação/MF Rural

Os produtores rurais de Taquara que estiverem interessados em adquirir mudas de acácia-negra têm até sexta-feira (10) para solicitá-las gratuitamente. Os pedidos podem ser feitos na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, que participa desde março de um programa de distribuição de mudas desta planta.

De acordo com o secretário Gilson Redin, desde março, quando a pasta iniciou sua participação no programa, já houve um grande número de produtores que encomendaram mudas de acácia-negra.

“A iniciativa faz parte de uma parceria que estabelecemos com a empresa Seta. A distribuição das mudas é gratuita, em que o único custo é o do frete, a R$ 15,00 por milheiro de mudas”, conta. A Secretaria de Agricultura está localizada no primeiro andar da Prefeitura de Taquara, localizada na rua Tristão Monteiro, 1278, no Centro, e seu horário de atendimento é de segunda à quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h30min, e nas sextas-feiras, das 7h30min às 13h30min.

A previsão de entrega das mudas deve ocorrer até a primeira quinzena de agosto. Os produtores rurais que se inscreverem deverão fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR), em que serão retiradas as coordenadas da localização da propriedade.

“Foi a exigência da empresa que doou as mudas, para que se saiba onde os produtores fizeram os plantios”, salienta o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural de Taquara.

Propriedades da planta

O secretário complementa que a acácia-negra tem grande importância para a propriedade rural. Entre os aspectos, estão o potencial econômico com a venda da lenha e da casca, usada pelas indústrias para a extração de tanino. Também podem ser usadas para quebrar o vento, protegendo as lavouras, além de ser uma recuperadora de solos e, a médio prazo, servir de diversificação de atividade na propriedade.