Geral

Proerd forma 130 alunos em Taquara após atividades de prevenção às drogas e à violência

Programa da Brigada Militar foi realizado em sete turmas de quatro escolas de Taquara e trabalhou prevenção às drogas, violência e desenvolvimento de habilidades para escolhas responsáveis
(Foto: André Amaral/Rádio Taquara)

A manhã desta segunda-feira (24) foi marcada pela formatura de 130 alunos que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Taquara. A solenidade ocorreu no Centro de Eventos da Faccat e reuniu estudantes, familiares, professores e autoridades.

Entre os presentes estavam a prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, representantes do Legislativo e integrantes da Brigada Militar. A Banda de Música da Brigada Militar também participou da cerimônia, que marcou a conclusão das atividades realizadas ao longo do primeiro semestre.

Nesta edição, o Proerd foi desenvolvido em sete turmas de quatro escolas do município. Participaram a EEEM Wilibaldo Bernardo Samrsla (Ciep), com três turmas de 5º ano; o Colégio Municipal Theophilo Sauer, com uma turma de 4º ano; a EMEF Nereu Wilhelms, também com uma turma de 4º ano; e a EMEF Rosa Elsa Mertins, com duas turmas de 4º ano.

Segundo a 2º Sargento Daniela Maycá de Souza, instrutora do Proerd em Taquara, o programa busca preparar crianças e jovens para tomar decisões mais conscientes diante de situações do cotidiano.

“O Proerd tem como principal objetivo capacitar os nossos alunos, as nossas crianças e os nossos jovens a fazerem escolhas seguras, saudáveis e responsáveis”, explica Maika.

Durante as aulas, são trabalhadas habilidades de comunicação e aspectos relacionados à aprendizagem socioemocional. A proposta é oferecer aos estudantes ferramentas para lidar com diferentes situações e tomar decisões de maneira mais consciente.

“Nós trabalhamos principalmente as habilidades de comunicação e a aprendizagem socioemocional, que capacitam eles a fazerem essas escolhas mais seguras e responsáveis”, afirma a instrutora.

A iniciativa é desenvolvida pela Brigada Militar e busca atuar na prevenção ao uso de drogas e à violência por meio da educação. Ao longo das atividades, os estudantes participam de encontros que abordam temas relacionados à tomada de decisões, responsabilidade e convivência.