Geral
  CARREIRA

Professor do Senac de Taquara dá dicas de como lidar com a ansiedade na escolha de uma profissão

“Saber onde se quer chegar irá definir pessoas”
Foto: Imagem ilustrativa

Analisando as dificuldades encontradas pelas pessoas durante sua escolha profissional, seus medos e angústias na hora de escolher uma profissão, o professor Kleber Silva Cortez Pereira, do Senac de Taquara, escreveu um artigo com várias dicas para as pessoas lidarem com essa ansiedade, falando sobre ferramentas como testes vocacionais, entre outras informações. Confira o texto logo abaixo:

Como lidar com a ansiedade na busca de uma profissão? 

Por Kleber Silva Cortez Pereira – docente Senac Taquara* 

Sabemos que somos tomados pela ansiedade quando temos que decidir um rumo para nossa carreira e tomar decisões que podem mudar muita coisa em nossa vida. Da mesma forma, aqueles momentos de desemprego e contas para pagar… merecem toda a nossa atenção! 

Primeiramente, tenha calma e aguarde o melhor momento, mas sabemos como é difícil de controlar e entender isso! Sendo assim, este texto passa algumas reflexões e passos para melhor perceber as oportunidades controlando a ansiedade.  

Com isto, temos que saber a importância de elaborarmos em nossa mente ou no papel (melhor registro) algo que tenha sentido para nossa realização profissional e pessoal. Saber onde se quer chegar irá definir pessoas, conhecimentos e lugares que poderão ser interessantes para se alcançar os objetivos. Entretanto, numa alternativa para aqueles que não têm essa ideia e pensamento segue uma dica fundamental: busque um psicólogo ou coaching de carreira para te orientar neste autoconhecimento.  

Parece estranho, mas não tenha pré-conceito, pois vários profissionais bem-sucedidos tiveram seus mentores e consultas psicológicas para melhorar o posicionamento profissional. Muitas empresas têm profissionais responsáveis pela gestão de recursos humanos fazendo o monitoramento dos colaboradores e lideranças.  

A questão da ansiedade é fundamentalmente o desalinhamento temporal que você tem das coisas, fatos, decisões e ações que deve tomar. O controle da ansiedade irá possibilitar que você entenda o mundo de forma diferente e mais assertiva, conhecendo a si mesmo e suas competências, identificando inclusive os próximos passos profissionais para sua realização pessoal.  

Então, controle a ansiedade colocando as “cartas na mesa” e análise com calma as possibilidades com o auxílio de um especialista ou não. Mas coloque no papel as alternativas e identifique os pré-requisitos, o que deve estudar ou fazer, destacando as prioridades. Lembre-se ainda que você não deve fazer isto sozinho. Sua família, cônjuge ou um psicólogo (ou coach) serão importantíssimos para você lidar com a ansiedade na busca de uma profissão de forma assertiva e bem-sucedida. 

*Administrador formado desde 2003 e com pós-graduação em gestão de projetos com formação pedagógica em 2016