Geral
  MEIO AMBIENTE

Professor do Senac de Taquara destaca a relevância do meio ambiente no mundo corporativo

Ações com o objetivo de preservar o planeta proporcionam benefícios para a própria empresa, aos seus colaboradores e para a comunidade no entorno
Foto: Imagem ilustrativa

Tendo em vista a importância do desenvolvimento de ações com o objetivo de preservar o planeta, proporcionando benefícios para a própria empresa, aos seus colaboradores e para a comunidade no entorno, o professor e coordenador da área de EAD do Senac de Taquara, Kleber Cortez Pereira, destaca a relevância do meio ambiente no mundo corporativo.



Seguindo essa diretriz é possível transformar trabalhadores em multiplicadores de ações positivas, além de estimular o uso mais racional de materiais de escritórios, como o papel, por exemplo, implicando em economia e redução do descarte de lixo. 

“Num pensamento e lembrança simples, o que seria de nós sem um ambiente para viver, estudar e trabalhar? Neste sentido, e considerando que as empresas são formadas por pessoas e desenvolvem produtos e serviços para atendê-las, podemos imaginar que tudo será organizado de uma forma que fique perfeitamente sustentável, justo e divino. Porém, não é tão simples assim”, observa Pereira. 

Segundo o docente, investimentos são necessários e interesses voltados ao lucro moldam empresários em todo mundo corporativo.

“O que influencia as estratégias empresariais para considerar o meio ambiente nos objetivos, metas e planos de ação são questões legais e a necessidade de pensar de maneira sustentável, pois os recursos são limitados e não podemos simplesmente tirar e transformar recursos em simples insumos para produção de bens e serviços”, orienta o docente do Senac de Taquara.

De acordo com Pereira, o progresso deve andar em sintonia com a sustentabilidade para manutenção da vida.

“Nossa sociedade foi para Lua, quer conquistar Marte, mas não podemos esquecer que o investimento mais importante será neste planeta, começando por nossas comunidades mais próximas.” 

O docente lembra que certificações internacionais ajudam na orientação adequada de melhoria nos processos e gestão ambiental, como ISO 14000 e outros selos de qualidade.

“Então, pesquise, estude e tenha atitudes para ajudar pessoas e seu meio ambiente, pois a relevância de tudo está na informação, fatos e exemplos concretos para influenciarmos decisões no mundo corporativo, transformando vidas e empresas”, orienta. 

Pereira cita ações realizadas pelo Senac Taquara.

“Por exemplo, temos no Senac atitudes simples e assertivas de separação do lixo, reaproveitamento dos itens orgânicos e recicláveis, além da consciência dos colegas no uso do papel, eletricidade e energias renováveis para impactarmos o mínimo possível o meio ambiente.”

Ele relata ainda o desenvolvimento de ações sociais para auxiliar a comunidade local com doações de alimentos, roupas e itens para atender necessidades básicas de higiene e limpeza, assim como as capacitações gratuitas no Programa Social de Gratuidade (PSG) e projetos sociais similares, integrando colaboradores e o público em geral em torno de ações para transformar o mundo positivamente.

”Movimente sua empresa e família para contribuir com essa semente nem que seja com um abraço (verde) verdadeiro e autêntico para desenvolver um ambiente melhor e sustentável”, conclui. 

Mais informações sobre inscrições nos cursos oferecidos pelo Senac de Taquara podem ser obtidas pelo site www.senacrs.com.br/taquara, pelo telefone (51) 3541-5370 ou WhatsApp (51) 99654-7689. O Senac Taquara está localizado na rua General Frota, 2.661, no Centro.