Geral
  TRANSPORTE GRATUITO

Programa Tarifa Zero de Parobé mais do que dobra o número de passageiros em pouco mais de 10 dias de operação

Segundo a Prefeitura, mais de 400 passageiros estão utilizando o serviço diariamente, o dobro dos cerca de 200 dos primeiros dias de operação.

Imagens: Frame de vídeo



O transporte público de Parobé nunca foi tão utilizado como agora. O número de viagens feitas pelos passageiros mais que dobrou em pouco mais de 10 dias de operação do Tarifa Zero, que concedeu gratuidade na passagem dos ônibus desde o dia 23 de março de 2022. Segundo números levantados pela Prefeitura, mais de 400 passageiros estão utilizando o serviço diariamente. O dobro dos cerca de 200 dos primeiros dias de operação. “Este expressivo número mostra que a população aderiu ao serviço, que está buscando a economia da passagem, trazendo inúmeros benefícios para nossos trabalhadores”, afirma o prefeito de Parobé Diego Picucha.

Além de ônibus de graça, o governo municipal também aumentou o número de linhas e a abrangência de bairros para atender melhor a comunidade. “Nossa cidade está sendo assim referência na região e no país graças ao Tarifa Zero, que foi pensado e estudado detalhadamente para garantir a população um transporte digno e respeitado”, destaca.

“Essa foi uma ação planejada por muitos meses. Pesquisamos modelos de isenção implantados na Europa, como Luxemburgo, primeiro país a ter transporte gratuito no mundo, e também em cidades do Brasil, como Vargem Grande Paulista, onde fomos no início do ano conhecer e aprender pessoalmente com a experiência da cidade paulista. Nosso compromisso é o de oferecer um transporte de qualidade e gratuito para a nossa comunidade, em especial para as pessoas que dependem diretamente das linhas dos ônibus para se deslocarem para o trabalho”, complementa o prefeito.

Tarifa Zero

O novo sistema de transporte público municipal foi criado pela Prefeitura a fim de garantir à população mais acessibilidade, segurança e dignidade no serviço. Para utilizar o transporte não é necessário cadastro prévio nem a apresentação de qualquer documento.

Parobé se tornou assim uma das pioneiras no país a oferecer transporte público gratuito para a sua comunidade. Segundo estimativas, apenas cerca de 20 municípios em todo o Brasil oferecem esse benefício para toda a população. Os ônibus de Parobé contam com acessibilidade, ar-condicionado e possuem média de 10 anos de uso.