Geral
  SEMANA DA ENFERMAGEM

Programação da Semana da Enfermagem da Faccat segue até esta quarta-feira (25)

Evento este ano tem como temática "Inovação e Empreendedorismo na prática do cuidado em Enfermagem"
Fotos: Claucia Ferreira/Faccat

Iniciada na noite de segunda-feira (23), a programação da 11ª Semana de Enfermagem Faccat (SENFF) segue até esta quarta-feira (25). O evento, que este ano tem como temática “Inovação e Empreendedorismo na prática do cuidado em Enfermagem”, está sendo realizado de forma presencial e on-line.

“É preciso socializar o que se faz. Inovação e empreendedorismo têm despontado na enfermagem e estão desafiando os enfermeiros a pensar em soluções”, destaca a coordenadora do curso de Enfermagem, Cláudia Capellari, durante a abertura da Semana de Enfermagem Faccat.

De acordo com a Faccat, a programação inclui apresentações de trabalhos de pesquisas científicas e minicursos, como “Noções para consultoria em amamentação”, “Perfuração auricular”, entre outros.

A abertura contou com a participação especial da enfermeira Janaína Avancini Pinheiro, vencedora do Prêmio Roser de 2021, junto com a colega Flávia Sales, com a pesquisa PAGH: Pulseira de Aferição para Grávidas Hipertensas.

“O enfermeiro produz o tempo todo. Ele sabe a dor, ele sabe o que fazer. E temos que levar a público tudo o que se faz. Se guardar tudo, o trabalho não será valorizado e não fará a diferença na vida das pessoas”, comenta Janaína, enfatizando que o seu projeto surgiu a partir de uma situação que vivenciou.

“Eu passei por isso. Eu senti a dor e entendo o que as gestantes hipertensas passam”, destacando ainda que a nova meta brasileira relacionada à mortalidade materna é 30 mortes maternas a cada 100 mil nascidos vivos até o ano de 2030.

O projeto PAGH

A ideia é que mulheres gestantes, com pressão alta ou risco para o problema, utilizem a pulseira, que realiza a aferição da pressão arterial várias vezes ao dia e envia as informações para uma nuvem.

A nuvem é acessada por médicos e enfermeiros, que acompanham as gestantes no pré-natal. Assim, casos de pré-eclâmpsia, que é a hipertensão na gestação, podem ser diagnosticados com muito mais rapidez.

Conforme a Faccat, todos os dias aproximadamente 830 mulheres morrem por causas evitáveis relacionadas à gestação e ao parti no mundo

A coordenadora do curso de Enfermagem da Faccat, Cláudia Capellari, também aconselha os novos profissionais da área a mostrarem suas pesquisas e suas realizações.

“As ações dos enfermeiros são profundas, é muito mais do que cuidar, vigiar. É preciso estar presente e se fazer notar por sua ação. Precisamos registrar patentes, criar soluções e inovações. Somos a maior força de trabalho no Brasil, com mais de dois milhões de enfermeiros”, enfatiza Cláudia.

Na avaliação do diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, o curso de Enfermagem da Faccat está atingindo o seu propósito.

“Os professores são qualificados e estamos formando enfermeiros capacitados, que estão se tornando referência. Este foi o objetivo de quando criamos o curso de Enfermagem. De qualificar o sistema de saúde da região, dentro dos hospitais, nas Unidades Básicas de Saúde, em todos os ambientes que a gente sabe que não é só o médico que resolve o problema. Os enfermeiros são fundamentais”, comenta o diretor-geral da Faccat.