Programação do Novembro Azul é divulgada pela prefeitura de Taquara

Atividades serão realizadas com foco na prevenção ao câncer de próstata
Publicado em 29/10/2021 15:36 | Atualizado em 29/10/2021 15:37 Off
Por Cleusa Silva

Organizada pela Prefeitura de Taquara, com o apoio da Oncoprev, Laços de Amor, Embaixada Feminina de Amor pelo Hospital Bom Jesus de Taquara, Lions Clube Taquara, Hospital Bom Jesus, Câmara de Vereadores e Sindilojas, a programação do Novembro Azul em Taquara terá uma série de atividades, voltadas a conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata. O cronograma de ações, elaborado pela prefeitura, terá início na próxima quarta-feira (09), às 9h, com a abertura oficial do Novembro Azul em Taquara.

Na quarta-feira, além do protocolo oficial de lançamento da campanha que será realizado na Praça Marechal Deodoro, haverá a apresentação da Banda Marcial de Taquara, e o ônibus da Unidade Móvel da Saúde estará no local para a marcação de exames, verificação de pressão arterial e orientações sobre cuidados com a saúde, para mobilizar a comunidade sobre a prevenção ao câncer de próstata.

“A expectativa com as ações deste mês são de conscientizar o público masculino da importância de buscar os serviços de saúde para a identificação precoce de doenças, além de alertar sobre a importância de se manter hábitos saudáveis como forma de prevenção”, explica a diretora geral de saúde, Mariane Farias da Silva.

A programação continua com ações de conscientização em outros eventos do Município, como na Feira Literária de Taquara, entre os dias 04 e 06 de novembro, e na Feira de Artesanato, em 20 de novembro. No dia 21 haverá uma partida amistosa de futebol, outra iniciativa para reforçar sobre os cuidados com a saúde do homem, além de um evento com especialistas no dia 28, no Parque do Trabalhador. Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Taquara, ao longo do mês, serão realizadas atividades voltadas à prevenção da doença.

Mariane reforça a importância das avaliações periódicas para detectar o câncer de próstata, para garantir que o tratamento seja bem sucedido.

“É essencial que os homens busquem ajuda médica ao surgimento de qualquer sintoma. Também é válido lembrar que, muitas vezes, os sintomas não são causados por câncer, e podem ser facilmente tratados. Porém, é importante sempre ter a avaliação de um médico para qualquer caso”, esclarece a diretora geral de saúde de Taquara.

Confira abaixo a programação do Novembro Azul em Taquara

03/11 – 9h – Abertura da programação, com a apresentação da Banda Marcial de Taquara, na Praça Marechal Deodoro;

De 04 a 06/11 – Ações de conscientização sobre a doença durante a Feira Literária de Taquara, na Rua Coberta;

20/11 – Das 9h às 17h – Dia D de Combate ao Câncer de Próstata. Ação na Rua Coberta, durante a Feira de Artesanato, com shows musicais e ações para conscientizar moradores;

21/11 – 16h – Bola em Campo Contra o Câncer de Próstata. Partida amistosa de futebol para alertar sobre os cuidados da saúde do homem, no campo do Palmeiras, no Bairro Empresa;

22/11 – 19h30 – Palestra Azul. Especialistas falam sobre os cuidados da saúde masculina, na Igreja União Familiar;

28/11 – 15h – Domingo de conscientização no Parque do Trabalhador, com a distribuição de materiais informativos e ações de conscientização.

Obs: em todo o mês de novembro, as Unidades Básicas de Saúde farão atividades voltadas ao Novembro Azul.

>> Deixe sua opinião: