Programas Criança Feliz e Primeira Infância Melhor retomam visitas domiciliares em Parobé

Segundo a prefeitura, os bairros Alexandria, Jardim, Arroio do Sal, Cardoso, Caic,3L, Solar, 15, Cohab, Mariana, Paraíso, Guarujá, Loteamento Solar, Nova Guarujá, Emancipação I e II, Alvorada e Muck já estão sendo visitados.
Publicado em 24/08/2021 14:21 | Atualizado em 24/08/2021 18:33 Off
Por Alan Júnior

Nesse mês de agosto, os Programas Criança Feliz (PCF) e Primeira Infância Melhor (PIM) estão retornando às visitas domiciliares em Parobé. Os bairros Alexandria, Jardim, Arroio do Sal, Cardoso, Caic, 3L, Solar, 15, Cohab, Mariana, Paraíso, Guarujá, Loteamento Solar, Nova Guarujá, Emancipação I e II, Alvorada e Muck já estão sendo visitados.

As crianças de 0 a 3 anos e as crianças de 0 a 6 anos que recebem o BPC, atendidas nos programas, são visitadas uma vez por semana e para as gestantes as visitas são quinzenais.

O Primeira Infância Melhor e o Criança Feliz são políticas públicas intersetoriais de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância.

Atualmente os programas tem no sistema 139 famílias cadastradas, 84 crianças de 0 a 3 anos recebendo as visitas domiciliares, 6 crianças com mais de 3 anos que recebem o BPC aguardando atendimento, 69 gestantes em acompanhamento pelo grupo de WhatsApp e em torno de 120 gestantes na fila de espera para futuros acompanhamentos e aguardando para realizarem o CADUNICO.

Com o novo edital de contratação de novos visitadores também serão atendidas às regiões mais distantes como Santa Cristina Pinhal, Morro da Pedra, Fazenda Martins.

Essa ampliação nos atendimentos só foi possível devido ao apoio da atual administração municipal que tem esse olhar diferenciado para Primeira Infância no município e aos esforços do vice-prefeito e secretário da Assistência Social Alex Bora, da secretária de Saúde Ana Elisa de Lima e da secretária de Educação Joana D’Arc, que juntos têm feito uma força tarefa para a contratação dos novos visitadores e a ampliação das áreas de atendimentos.

Nesse momento os Programas contam com o apoio e orientação do Grupo Técnico Municipal (GTM), algo de extrema em importância e fundamental na orientação para as boas práticas na Primeira Infância.

O grupo técnico é composto por um representante da secretaria de Saúde (Carla Woiciechovski), um representante da secretaria de Assistência Social (Marta Aline Amaral da Silva) e um representante da secretaria de Educação (Nadja Janaina da Silva Pereira).

Para mais informações sobre os programas e como receber as visitas domiciliares, a comunidade pode entrar em contato pelo fone: 51-992673964 ou procurar o PIM na Saúde da Mulher junto a UBS Central e o  Criança Feliz na sala junto a Assistência Social.

>> Deixe sua opinião: