Projeto cultural da Expocampo de 2018 é aprovado pela LIC

Evento que marca o aniversário de Taquara será realizado neste ano.
Publicado em 20/02/2018 17:58 Off
Por Vinicius Linden

Feira agropecuária de Taquara teve sua última edição realizada em 2016. Arquivo/Panorama

Depois de ter sido cancelado em 2017, devido à economia de recursos, a Exposição Feira Agropecuária de Taquara (Expocampo) deverá ter sua 33ª edição neste ano. A programação está prevista para ocorrer em abril, na sede campestre do CTG O Fogão Gaúcho, às margens da ERS-115. O evento conquistou, no último dia 19 de janeiro, a aprovação do financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) para as suas atividades culturais. Ao todo, o valor liberado é de R$ 174.952,00 para a captação junto a empresas, que podem descontar o patrocínio de impostos.

O projeto cultural foi proposto pela empresa Marcio Teixeira da Silva – ME, do grupo Murliki, que vem cuidando da realização da Expocampo nos últimos anos em parceria com a Prefeitura. Segundo a proposta, a realização do evento é da Prefeitura de Taquara. No ano passado, a não realização da feira foi atribuída, no projeto, à aprovação do projeto da LIC um dia antes do evento, tornando impossível a sua captação e realização, e a precária situação financeira do município. Contudo, para 2018, foi ressaltado que será diferente, pois já há empresas interessadas em patrocinar o projeto através de incentivo fiscal, o que possibilita a realização.

O projeto foi aprovado na sessão do Conselho Estadual de Cultura no dia 15 de janeiro. A conselheira relatora Liana Yara Richter considerou o projeto como recomendado para avaliação em razão do seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo receber os incentivos. Ela condicionou, no entanto, a obtenção dos recursos à apresentação do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI).

O projeto aprovado junto à LIC prevê os recursos para a realização dos shows no evento. Além disso, espetáculos teatrais estão previstos, bem como haverá o custeio com a infraestrutura de sonorização, iluminação, palco, gerador, assistente de produção, entre outros. Os custos previstos coma Lei de Incentivo à Cultura ainda abarcam a divulgação do evento, com anúncios em veículos de comunicação e banners, entre outros valores relacionados a despesas administrativas.

Escolha das soberanas
Desde a última sexta-feira, o Departamento de Turismo da Prefeitura de Taquara está realizando as inscrições para as candidatas interessadas em integrar a corte da Expocampo. O cadastro deve ser feito até o dia 28 deste mês, na sede do Departamento, em prédio ao lado da Prefeitura, das 7h30min às 13h30min. As candidatas devem comparecer munidas de cópias da carteira de identidade e do comprovante de residência. A escolha da rainha e das princesas ocorrerá no dia 7 de março, às 20h30min, em local ainda a ser confirmado. Para participar, as candidatas devem ter entre 17 e 24 anos, residir em Taquara, ter comprometimento e disponibilidade para participar de eventos.

Soberanas da Expocampo em 2016, Larissa da Luz Ribeiro, Nicole Huff Monteiro e Graziela Corá Bomm, passarão as faixas em 7 de março. Arquivo/Panorama

>> Deixe sua opinião: