Geral
  PROJETO RECONECTE

Projeto realizado em Taquara visa fortalecer vínculos familiares e estimular uso inteligente das novas tecnologias

Oficinas ocorrem de maneira presencial e on-line
Foto: Divulgação/ONG Vida Breve

Desenvolvido com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares por meio do uso inteligente das novas tecnologias, o “Projeto Reconecte: A Família e as Tecnologias Digitais” está sendo realizado em Taquara. Realizado pela Secretaria Nacional da Família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e executado pelo Instituto Besouro de Fomento Social e Pesquisa, o projeto possibilita o acesso mais amplo ao conhecimento científico e de maneira adequada abordando aspectos sociais, educacionais, de saúde física e psíquica, visando assim uma maior consciência sobre as consequências do uso tecnológico

Promovido com o apoio das Secretarias de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, e de Educação, Cultura e Esporte, além da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Doutor Alípio Alfredo Sperb e a ONG Vida Breve, o Projeto Reconecte está ocorrendo de modo presencial e, na próxima semana, terá início de forma on-line. Para a modalidade on-line as inscrições estão abertas no endereço https://form.jotform.com/220755634815661.

Conforme a prefeitura de Taquara, as oficinas presenciais iniciaram na segunda-feira (04) e seguem sendo realizadas nos dias 11, 18 e 25 de abril, das 18h30min às 19h30min, na sede da ONG Vida Breve, localizada na rua Cincinato Cardoso nº 2900, no bairro Santa Maria, com apoio da EMEF Doutor Alípio Alfredo Sperb.

Para as oficinas on-line ainda estão abertas as inscrições. Elas serão promovidas nos dias 12, 19 e 25 de abril e em 03 de maio, das 19h às 20h. O endereço para a participação das atividades será encaminhado aos inscritos.

Entre as diversas ações do Reconecte está a aplicação de quatro oficinas semanais, com duração de uma hora, para pais ou responsáveis acompanhados de seus filhos, entre nove a 14 anos.

As oficinas abordam temáticas relacionadas à família, saúde, educação e segurança digital e serão ministradas pelo professor Airton Schirmer e pela oficineira Schana Lehn. A atuação é estendida a profissionais que atuem com famílias e todos que participarem dos quatro encontros recebem certificados.

Oficina 1 – Família e o uso adequado da tecnologia

Vantagens e desvantagens das novas tecnologias demonstrando a importância do fortalecimento dos vínculos familiares e de ações simples como as refeições em família na proteção contra diversos fatores de riscos.

Oficina 2 – Saúde e Novas Tecnologias

Efeitos do uso excessivo das novas tecnologias e como as telas digitais podem afetar a saúde física e mental incentivando o uso mais adequado e saudável para toda família.

Oficina 3 – Educação e Novas Tecnologias

Revolução 4.0 na educação, a cidadania digital, classificação indicativa de idade e a responsabilidade social do uso das tecnologias para a sociedade e para as famílias.

Oficina 4 – Segurança Digital

Riscos do uso imoderado das novas tecnologias, com foco no fortalecimento das relações familiares e no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Cyberbullying, sexting, PornRevenge, grooming, pornografia, pedofilia e outros crimes cibernéticos.