Quinta edição da Feira de Iniciação Científica de Taquara terá início na próxima terça-feira (21)

Programação da feira será totalmente virtual, em razão da pandemia da Covid-19
Publicado em 15/09/2021 14:43 Off
Por Cleusa Silva
Foto: Divulgação/Prefeitura de Taquara

Na próxima terça-feira (21) terá início a quinta edição da Feira Municipal de Iniciação Científica de Taquara (Femicta). A mostra científica, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), terá uma programação totalmente virtual, em razão da pandemia da Covid-19 (novo coronavírus), que se estenderá até o dia 24 de setembro.

Foram 22 trabalhos inscritos para o evento, sendo cinco da Educação Infantil, 16 do Ensino Fundamental e um do Ensino Médio, com a participação de nove bancas avaliadoras. Segundo a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Carla Silveira, a feira terá a presença de professores e avaliadores de outros 12 municípios, além de Taquara, contando ainda com mais de 100 pessoas envolvidas na organização.

A professora coordenadora da Femicta, Taís Oliveira Martins, explica que, para a realização da feira de forma virtual, foi necessária a implementação da estrutura para as transmissões online, e assim facilitar o agendamento das videoconferências para a apresentação dos trabalhos.

“Os documentos das pesquisas também mudaram um pouco. Cadernos de campo, portfólios e pastas de documentos foram substituídos por vídeos gravados pelos alunos pesquisadores, e que serão projetados durante as apresentações. Todo o sistema de avaliação será online, com a utilização de ferramenta digital de tempo real para o acompanhamento da comissão organizadora”, comenta.

Programação da 5ª Femicta

A abertura oficial da Femicta será na próxima terça-feira, às 19h, com transmissão ao vivo pela página do Facebook da Prefeitura de Taquara. Entre quarta (22) e sexta-feira (24), serão apresentados os projetos inscritos na feira, através de videoconferências do Google Meet, disponibilizadas com antecedência para que os alunos convidem familiares e amigos para acompanhar.

Ainda no dia 24, haverá o encerramento da mostra científica, e também será transmitida online, às 19h, na página do Facebook da Prefeitura. Os vencedores de cada categoria receberão credenciais de participação da Mostratec Virtual e da Mostratec Júnior.

“A ciência é a mãe de todo o conhecimento. Quando os alunos aprendem como realizar pesquisas, tornam-se autônomos, protagonistas da própria aprendizagem e aptos a se desenvolverem, adquirindo todo tipo de conhecimento. Esse movimento muda não só os alunos, mas toda a sociedade”, completa a secretária de Educação de Taquara.

>> Deixe sua opinião: