Geral
  MEIO AMBIENTE

Quinzena do Meio Ambiente em Taquara terá ação na Praça Marechal Deodoro neste sábado (4)

Evento é realizado pelas secretarias de Educação e Meio Ambiente, e terá o apoio de entidades parceiras
Foto: Imagem ilustrativa

Quem estiver pela Praça Marechal Deodoro, no Centro de Taquara, na manhã deste sábado (4), poderá acompanhar uma série de atrações da Quinzena do Meio Ambiente no Município. Será o “Movimento Ambiental na Praça: uma corrente consciente”, reunindo diversas organizações que estarão divulgando iniciativas com foco na proteção ambiental. A programação será das 9h às 14h. Se chover, o evento será transferido para a Rua Coberta.



A quinzena é organizada pela Prefeitura de Taquara, através das secretarias de Educação, Cultura e Esporte, e de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal.

“Será um dia de reforçar a importância da preservação ambiental para proteger o nosso planeta. A comunidade está convidada a participar das nossas ações, e a colaborar junto nas medidas que busquem os cuidados com a natureza”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.

Atrações confirmadas

Entre o que já está confirmado para este sábado, está a feira de adoção de animais, organizada por voluntários da causa animal e da Associação Protetora dos Animais de Taquara (Apata). Quem adotar um filhote neste dia poderá, no mesmo local, realizar o seu cadastro de castração junto ao Castramóvel.

Outros atrativos já confirmados são a oficina de separação de resíduos e destinação correta, promovida pelo Espaço Sócio Ambiental Nara Mattos; um brechó solidário destinado para a compra de ração, organizado pela Escola Ambiente, da Faccat; orientações nutricionais com a equipe do Programa Saúde na Escola (PSE); informações sobre os cuidados para a prevenção da dengue, promovida pela Vigilância em Saúde; ações ambientais promovidas pelo Rotary Clube; divulgação dos trabalhos desenvolvidos nas escolas de Taquara, através do Coletivo Educador; divulgação de materiais sobre preservação ambiental, pela Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal; eco ponto na praça para o recebimento de resíduos, com orientações para a população fazer o descarte e separação correta do lixo, em iniciativa do Instituto Vitória; divulgação do curso de Meio Ambiente promovido pelo Cimol; e a presença do Comando Ambiental da Brigada Militar (Patram), divulgando seu trabalho na proteção do meio ambiente.

Importância do trabalho em conjunto

A coordenadora ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Luciana Martins, lembra que a programação deste sábado terá atividades voltadas para todas as idades, e celebra a realização do trabalho em conjunto com as demais entidades participantes.

“Nossa intenção é proporcionar uma programação construtiva envolvendo todos os parceiros que lutam pelo meio ambiente, já que no domingo (5), é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Nada mais justo que fazer um momento que antecede esta data para sensibilizar e chamar a atenção sobre um tema tão importante, e debater as questões em prol de um futuro melhor, pensando o meio ambiente do amanhã, e mobilizando a população para serem multiplicadores do que será apresentado”, destaca Luciana.

A programação da Quinzena do Meio Ambiente em Taquara segue até dia 11 de junho.