Recadastramento biométrico em Parobé pode ser feito na Câmara de Vereadores

Serviço é gratuito e obrigatório para os eleitores, tendo prazo até abril.
Publicado em 08/02/2018 15:50 | Atualizado em 08/02/2018 15:51 Off
Por Vinicius Linden

Ênio Terra e Rafael Roggia anunciaram a parceria entre a Câmara de Vereadores e Justiça Eleitoral durante entrevista à Rádio Taquara. Vinicius Linden/Jornal Panorama

O recadastramento biométrico pelos eleitores de Parobé ganhou uma facilidade: desde esta semana, pode ser feito na sede da Câmara de Vereadores, na Avenida das Nações, 126, no Centro. O serviço é gratuito e obrigatório para os eleitores do município, tendo que ser realizado até o final de abril. Para tanto, basta comparecer no horário de atendimento do Legislativo, das 12h30min às 18h30min, de segunda a quinta-feira, ou das 7 às 13 horas, nas sextas-feiras. O eleitor deve levar um comprovante de residência, carteira de identidade, título eleitoral e CPF.

Em entrevista ao programa Painel 1490, da Rádio Taquara, na manhã desta quinta-feira, o presidente da Câmara, Enio Terra (PTB), enfatizou que o Legislativo se mobilizou para assegurar ao eleitor uma forma mais fácil de providenciar o recadastramento, uma vez que, até então, era necessário o deslocamento à sede do Cartório Eleitoral em Taquara. Com isso, houve uma parceria entre a Câmara, a Justiça Eleitoral e a Prefeitura de Parobé a fim de disponibilizar o serviço em Parobé.

O representante do Cartório Eleitoral, Rafael Roggia, ressaltou que o recadastramento é obrigatório para todos os eleitores de Parobé, uma vez que as eleições deste ano, para a escolha de presidente, governador, senadores e deputados, será realizada com a identificação biométrica. Por enquanto, Roggia esclareceu que a medida é válida para os eleitores parobeense, enquanto em Taquara ainda não há a exigência. Inclusive, a solicitação do Cartório é de que os eleitores de Taquara deixem esse período para que os de Parobé tenham prioridade no atendimento.

Roggia esclareceu que o atendimento pode ser facilitado em Parobé, ou no próprio Cartório em Taquara, mediante o agendamento via internet, pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), bastando acessar o link de agendamento do serviço. Com isso, o eleitor terá a oportunidade de efetuar a revisão no horário marcado. O processo é bastante simples, pois os profissionais do Cartório fazem a revisão do cadastro, colhem os registros biométricos, uma assinatura e fotografia digital. O novo título de eleitor é fornecido na hora, sem custo algum. Rafael acrescentou que há valores a serem pagos apenas no caso de eleitores que não tenham votado em pleitos anteriores, que devem providenciar o pagamento da multa correspondente antes de realizar a revisão. A situação de eventuais pendências também pode ser consultada na internet.

Assista entrevista em vídeo com todas as orientações sobre o recadastramento biométrico em Parobé:

>> Deixe sua opinião: