Domingo retrasado foi o Dia dos Pais, data que se quer feliz, pois foi imaginada para ser feliz e comemorada com alegria por pais, filhos e outros familiares. Houve, com certeza, churrascos, cafés especiais, almoços fora, passeios e presentes. Mas será que em todas as casas houve uma boa comemoração? Pensemos um pouco…
Que Dia dos Pais tiveram os pais que perderam seus filhos recentemente? E que Dia dos Pais tiveram os filhos que perderam seus pais recentemente? Que Dia dos Pais tiveram os pais que não gostam de seus filhos? E existem pais assim? Existem! E que Dia dos Pais tiveram os pais que não são amados por seus filhos? Que Dia dos Pais tiveram os pais que abandonaram os filhos? E que Dia dos Pais tiveram os pais que são abandonados pelos filhos?
Que Dia dos Pais tiveram os filhos separados de seus pais? E que Dia dos Pais tiveram os filhos de pais separados? Que Dia dos Pais tiveram os filhos de uma família que não vive unida, que não tem amor, carinho, respeito entre si? Que Dia dos Pais tiveram os filhos de pai e mãe que não se dão? Que só se ofendem e brigam?
Que Dia dos Pais tiveram os pais que estão presos? E que Dia dos Pais tiveram os filhos de pais presos? Que Dia dos Pais tiveram os pais alcoólatras? E que Dia dos Pais tiveram os filhos de pais alcoólatras? Que Dia dos Pais tiveram os pais que se drogam? E que Dia dos Pais tiveram os pais de filhos que agora só seguem a voz das drogas? Que Dia dos Pais teve o pai que matou o próprio filho? E que Dia dos Pais teve o filho que tirou a vida do próprio genitor?
Percebemos que tal data, que é para ser um dia feliz, um dia de festas, talvez não tenha sido muito feliz para muitos pais, filhos, famílias. É preciso pensar: se nós não enfrentamos tais problemas, em que poderemos ajudar para que eles não ocorram, ou, pelo menos, diminuam.
Ser pai não é só lançar a semente e então abandonar o jardim, mas é dividir com outra pessoa a responsabilidade de formar, para o bem, um novo ser humano, que tem tanto direito à vida quanto aqueles que o trouxeram a ela. E se você não pensa assim, não seja pai. Não seja pai nunca!
Pensemos, no Dia dos Pais, que queremos como pais, e no Dia dos Pais para nossos filhos. Deus não põe as pessoas juntas por acaso, ele quer que cuidemos uns dos outros, que aprendamos uns com os outros, que um ajude o outro a melhorar. É essa a nossa missão aqui na Terra! E eu tenho muito orgulho de que meu pai está cumprindo comigo essa missão com muito sucesso, e espero estar fazendo o mesmo pela minha pequena.
Esta postagem foi publicada em 24 de agosto de 2012 e está arquivada em Haiml & etc..


