Geral
  PODAS NA RUA

Recolhimento de podas terá início em junho em Taquara

Colocação de podas iniciará pelos bairros Santa Rosa e Km4, de 10 a 14 de junho
Foto: Divulgação/Prefeitura de Taquara

De acordo com o calendário anual, divulgado esta semana pela Prefeitura de Taquara, o recolhimento de podas no Município terá início no mês de junho. A comunidade deve ficar atenta ao cronograma de datas para que possa destinar os entulhos somente nos dias estipulados. O recolhimento destes resíduos se dará nos dias seguintes à sua destinação, podendo sofrer alterações em razão das condições climáticas.



A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal informa que não poderão ser misturados aos galhos, resíduos de construção, sofás, geladeiras, sacos de grama, dentre outros entulhos e as árvores localizadas no passeio público serão podadas pela própria secretaria.

“Já estamos informando o calendário, que inicia em junho, para que a população tenha tempo hábil de fazer as podas, mas lembramos que é muito importante seguir o cronograma para que a cidade não fique com entulhos jogados nas calçadas, o que pode ocasionar o entupimento de bueiros em caso de chuvas. Aguardem o dia certo para realizar a sua poda”, pontua Sirlei Silveira, prefeita de Taquara.

Antes de realizarem a poda, os taquarenses devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone (51) 3541 9200 – ramal 226 e 235, para informações sobre a necessidade de obtenção de licença ambiental.

Novo triturador auxiliará no serviço

A Prefeitura de Taquara está adquirindo um novo triturador de galhos para auxiliar o serviço de recolhimento de podas. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, Mateus Modler, a coleta dos resíduos sempre foi feita por caminhão e direcionada para o depósito de galhos no bairro Santa Rosa.

“Isso onerava muito considerando as inúmeras viagens que os caminhões tinham que fazer para concluir o serviço”, destaca Mateus.

O Município tinha um triturador, conforme revela Matheus, mas optou por adquirir um novo equipamento mais moderno e com menor consumo de combustível, já que o anterior causava muitos gastos.

“Com este novo triturador vamos ao encontro da sustentabilidade, uma vez que estes resíduos serão utilizados para a agricultura familiar e para o horto municipal em parceria com a Secretaria de Agricultura da cidade, sendo um ponto muito positivo pela economicidade que este serviço vai gerar”, menciona o secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal de Taquara.

Calendário para a colocação de podas na rua:

– Santa Rosa e Km4 – 10 a 14/Junho;

– Petrópolis – 17 a 21/Junho;

– Santa Teresinha – 24 a 28/Junho;

– Tucanos e Mundo Novo 01 a 05/Julho;

– Medianeira e Ideal – 08 a 12/Julho;

– Empresa – 15 a 21/Julho;

– Cruzeiro do Sul e Ronda – 22 a 26/Julho;

– Jardim do Prado e Recreio – 29/Julho a 02/Agosto;

– Centro e Morro do Leôncio – 05 a 09/Agosto;

– Sagrada Família e Morro da Cruz – 12 a 16/Agosto;

– Nossa Senhora de Fátima, Fogão Gaúcho, Santa Maria e Eldorado – 19 a 23/Agosto.