Retrofit: uma nova ‘roupagem’ em prédios antigos e históricos de Taquara – Conheça a Casa Fritscher Linden

Prédio foi construído em 1924, por Leopoldo Fritscher, que instalou no local uma casa comercial para venda de tecidos
Publicado em 19/09/2021 00:29 | Atualizado em 20/09/2021 22:38 Off
Por Cleusa Silva

Conhecida como retrofit, a revitalização de imóveis antigos ou históricos tem se mostrado uma forma inteligente de preservação do patrimônio cultural, dando uma nova vida a construções antigas e até símbolos dos municípios. Caminhando pela região central de Taquara é possível observarmos alguns casarões antigos que recentemente ganharam uma nova “roupagem”, como é o caso da Casa Fritscher Linden, localizada na esquina das ruas Tristão Monteiro com a Ernesto Alves.

Conforme o “Inventário do Patrimônio Histórico, Arquitetônico e Cultural de Taquara”, desenvolvido por alunos do curso de História das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), o prédio foi construído em 1924, por Leopoldo Fritscher, que instalou no local uma casa comercial para venda de tecidos.

Foto: Acervo Amigos de Taquara

A casa, apesar de ter sofrido algumas modificações, faz parte de um complexo de prédios com os quais forma o cruzamento das ruas Ernesto Alves com a Tristão Monteiro. Na frente, encontra-se o prédio da antiga fábrica de bebidas F. Hermann (que atualmente abriga uma fruteira), no lado oposto havia o antigo Hotel Jaeger (que foi demolido em 2011) e a quarta casa é a antiga moradia da família Comassetto.

Sua localização, próxima a estação férrea, facilitava o abastecimento de vários tipos de tecidos e aviamentos. A loja, estabelecida em um período em que havia diversas costureiras em Taquara, se tornou muito reconhecida na comunidade, permanecendo em atividade por décadas, encerrando suas atividades em 1970.

Foto: Acervo Amigos de Taquara

O prédio então passou a ser residência da família Fritscher, servidno de moradia para a filha de Leopoldo, Aida Fritscher, e a neta Denise Fritscher. Em 1990, o imóvel voltou a ter uma finalidade exclusivamente comercial, abrigando uma loja de materiais elétricos. E desde 2009 passou a sediar a padaria e confeitaria Esquina do Pão.

Foto: Acervo Contém Arquitetura

O imóvel histórico, em estilo eclético e com vários elementos decorativos, tem telhado de quatro águas à vista, platibandas com detalhes em estuque e a inscrição da data de construção. Na portal frontal, no flanco de esquina, havia inicialmente a inscrição “LF”, remetendo ao nome do primeiro proprietário. Apresenta 10 aberturas frontais, sendo que quatro sofreram modificações. Foi sobreposto na parede, das últimas portas, na rua Tristão Monteiro, um frontão indicativo de uma promotora de eventos.

Fotos: Cleusa Silva/Rádio Taquara

A última reforma realizada no prédio, em 2018, foi conduzida a partir de um projeto do escritório Contém Arquitetura, de Taquara, que optou por manter a maior parte das características externas do casarão histórico. Na parte interna, além da troca do forro e da pintura, o destaque fica por conta do mezanino criado no prédio, ampliando o ambiente e qualificando a exposição dos produtos expostos em prateleiras.

Fotos: Cleusa Silva/Rádio Taquara

>> Deixe sua opinião: