Retrofit: uma nova ‘roupagem’ em prédios antigos e históricos de Taquara – Conheça a Igreja Evangélica

Primeiro prédio foi construído em 1874, em terreno doado por Tristão Monteiro
Publicado em 28/08/2021 00:47 | Atualizado em 20/09/2021 22:38 Off
Por Cleusa Silva

Conhecida como retrofit, a revitalização de imóveis antigos ou históricos tem se mostrado uma forma inteligente de preservação do patrimônio cultural, dando uma nova vida a construções antigas e até símbolos dos municípios. Caminhando pela região central de Taquara é possível observarmos alguns casarões antigos que recentemente ganharam uma nova “roupagem”, como é o caso da Igreja Evangélica, localizada na rua Júlio de Castilhos.

Conforme o “Inventário do Patrimônio Histórico, Arquitetônico e Cultural de Taquara”, desenvolvido por alunos do curso de História das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), a Igreja Evangélica da Paz, vinculada a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) foi construída em 1874. Em 1935, o imóvel foi demolido e construída a atual igreja que todos conhecem.

Fotos: Cleusa Silva/Rádio Taquara

Vivendo em Taquara a partir de 16 de dezembro de 1871, o pastor Karl Friedrich Roos foi o responsável pelo encaminhamento da construção da igreja, que teve sua pedra fundamental lançada em 30 de junho de 1872, num terreno doado por Tristão Monteiro, pois sua esposa, Christina Berwanger Monteiro, era evangélica.

Inaugurada em 18 de outubro de 1874, o primeiro prédio não possuía torre e nem sino, já que, na época, a legislação brasileira só permitia esse tipo de construção para os católicos. A torre e os sinos foram inaugurados em 11 de novembro de 1888.

Em 1935 a igreja foi demolida e, no mesmo local, foi construído um novo prédio, como conhecemos hoje, inaugurado em 08 de setembro de 1935. Desenvolvida pelo arquiteto Siegfried Bertholdo Costa, a planta da Igreja Evangélica da Paz foi desenhada em estilo neogótico, lembrando as igrejas medievais europeias que, segundo sua tradição, procuravam estar mais próximos de Deus através de sua torre mais alta. O relógio foi instalado em 1944.

Tombada pelo Município de Taquara, por meio do Decreto nº 008/2001, assinado pelo então prefeito Délcio Hugentobler, o prédio da Igreja Evangélica da Paz vem recebendo, ao longo dos anos, pequenos reparos de manutenção, além de obras de melhorias realizadas de tempos em tempos. As mais recentes foram em 2016, com a pintura externa, e em 2018, quando passou por uma reforma e recebeu nova pintura interna.

>> Deixe sua opinião: