Educação
  MEIO AMBIENTE

Reunião do Coletivo Educador traça estratégias para trabalhar a educação ambiental em Taquara

Encontros são realizados mensalmente com professores de 45 escolas de Taquara.
Encontros são realizados mensalmente com professores de 45 escolas de Taquara
Foto: Divulgação/Prefeitura de Taquara

Os professores do Coletivo Educador de Taquara realizaram na última terça-feira (10) a sua reunião mensal. Na ocasião, sediada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio Maurer, no Distrito de Padilha, o grupo discutiu ações estratégicas voltadas para a preservação do meio ambiente nas escolas do Município, para serem replicadas junto aos alunos.  A realização destes encontros são uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) e do Programa Municipal de Educação Ambiental (Promea), em parceria com as escolas da cidade.

O grupo conta com professores de 45 escolas de Taquara, sendo de 42 municipais e de outras três estaduais. Uma das pautas da reunião foi a abordagem da temática referente aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, um plano de desenvolvimento sustentável global que faz parte das ações da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). “Foi uma reunião importante também para estabelecermos ações futuras em prol da preservação ambiental, mobilizando professores, alunos e comunidade em geral”, salienta a coordenadora ambiental da Smece, professora Luciana Martins.

Semana do Meio Ambiente

Na reunião, também foi apresentada a prévia da programação da Semana do Meio Ambiente em Taquara, evento realizado em parceria da Smece com a Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal. As ações serão realizadas entre os dias 30 de maio e 11 de junho, com atividades em todas as escolas do Município, entre outras iniciativas que serão divulgadas em breve. “A preservação da natureza é um dever de todos, pois o planeta é o nosso lar. Isso permite que possamos deixar o mundo melhor para as gerações futuras”, completa a prefeita Sirlei Silveira. 

Professores repassam lições de proteção ambiental aos alunos

Os docentes do Coletivo Educador são responsáveis pela Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Comvida), que são grupos de alunos que organizam ações de proteção ambiental em cada uma das 45 escolas de Taquara integrantes da iniciativa. A professora Suelen Fernandes, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Lauro Hampe Müller, do Bairro Cruzeiro do Sul, está no grupo há quatro anos e destaca a importância do trabalho em conjunto com os estudantes. “Isso faz com que eles tenham mais experiências com a natureza, principalmente com a lições de educação ambiental, como o recolhimento de resíduos”, comenta.

Já o professor Gelson Moraes, da Emef Calisto Eolálio Letti, do Bairro Fogão Gaúcho, integra o Coletivo Educador desde o início do ano letivo de 2022. Ele reconhece a importância dos encontros para a realização de ações conjuntas entre todas as escolas de Taquara. “As reuniões são oportunidades de conhecer o trabalho desempenhado por cada unidade de ensino, e vendo a possibilidade de implementar ações positivas com os nossos alunos. O desenvolvimento sustentável é o caminho para termos um lugar saudável para viver”, ressalta.