RGE desmente notícia falsa dando conta de apagão

Suposto problema foi atribuído ao aumento de consumo por conta do calor, mas a RGE afirma que suas redes estão dimensionadas para suportar a demanda.
Publicado em 13/01/2022 23:25 | Atualizado em 13/01/2022 23:26 Off
Por Vinicius Linden

A quinta-feira (13) foi marcada pela disseminação de uma notícia falsa nas redes sociais, na região dos Vales do Paranhana e Sinos, dando conta de um apagão nesta sexta-feira (14) por conta do calor. A situação fez com que a concessionária Rio Grande Energia (RGE) emitisse uma nota desmentindo a informação e ressaltando que não houve problema de atendimento à demanda por energia elétrica em sua área de abrangência.

A falsa notícia chegou, também, à reportagem da Rádio Taquara e mencionava, ainda, que por conta da falta de luz também ocorreria desabastecimento de água, o que também não é verdadeiro. “Assim sendo, não procedem as informações contidas em áudios repassados por meio de aplicativos de comunicação, que afirmam haver desligamentos generalizados de equipamentos da rede de distribuição elétrica em virtude do forte calor”, diz a empresa, em nota.

A RGE afirma que suas redes estão dimensionadas para atender eventuais elevações de carga em razão das altas temperaturas e que, em caso de qualquer problema pontual, suas equipes estão mobilizadas para o restabelecimento no menor tempo possível. Apesar da situação, a empresa elencou que os consumidores devem manter os cuidados e tomar medidas para o consumo consciente de energia.

Sobre o verão, a empresa diz que o condicionador de ar pode representar em média 15% do valor da conta de luz, e se utilizado de forma intensa pode se tornar um vilão da conta de energia. Para tanto, a empresa reforça a importância de manter as portas e janelas do ambiente fechadas; limpar os filtros; e desligar o ar quando se estiver fora do ambiente por muito tempo. Além disso, a RGE aconselha evitar regular a temperatura abaixo dos 22ºC.