Riozinho adota ações de higienização em escolas devido a surto de mão-pé-boca

Segundo a prefeitura, foram intensificadas as ações de higiene e limpeza de todos os espaços.
Publicado em 03/10/2021 22:20 Off
Por Vinicius Linden

A Secretaria de Educação de Riozinho informou que adotou ações nas escolas da rede municipal de educação infantil devido a um surto da infecção mão-pé-boca. É o segundo município da região que relata casos deste tipo de vírus, pois o primeiro foi Taquara, que também teve registros. Segundo a prefeitura, foram intensificadas as ações de higiene e limpeza de todos os espaços. Além disso, foram imunizadas as escolas de Educação Infantil Mickey e Minnie.

A doença mão-pé-boca, causada por vírus tipo Coxsackie, é altamente contagiosa podendo ser transmitida com facilidade através do contato direto com secreções ou através do contato com objetos e superfícies contaminadas. Gestos simples feitos por crianças, como colocar os dedos na boca ou pegar brinquedos de um colega, também podem transmitir o vírus.

Apesar da transmissão acelerada, é uma doença autolimitada que não necessita exames adicionais. Como existem várias outras doenças que causam febre e vesículas (bolhas) nas crianças, é fundamental a consulta com um médico para o diagnóstico e o cuidado adequado. O tratamento é feito com medicações para os sintomas (dor e febre) e a melhora se dá espontaneamente por volta de uma semana (sete dias).

Fotos: Divulgação

>> Deixe sua opinião: