Geral

Rolante atualiza informações sobre as obras de esgotamento sanitário

Após concluídas, construções elevarão para 70% o tratamento do esgoto sanitário.

A Prefeitura de Rolante divulgou, nesta sexta-feira (25), uma atualização sobre o andamento das obras de esgotamento sanitário em andamento no município. As construções começaram em 2013 e, até a sua conclusão, demandarão um investimento de R$ 10 milhões para a edificação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), elevatórias e redes coletoras, e mais de R$ 18 milhões para as fases um e dois, que compreendem mais de 30 quilômetros de rede coletora. Atualmente, 65% da fase um e 25% da dois estão concluídas. Quando as obras terminarem, Rolante terá 70% do esgoto sanitário tratado na zona urbana.

“Sabemos da carência do nosso país em tratamento de esgoto, ter uma obra dessas em Rolante coloca o nosso município numa seleta lista de cidades brasileiras que terá esgotamento sanitário, demonstrando nossa preocupação com a saúde da população e com a preservação do meio ambiente”, salienta o prefeito Régis Zimmer.

Esgotamento Sanitário Fases I e II

Atualmente, a Fase I da obra de esgotamento sanitário está sendo executada na avenida Emílio Schmidt, no trecho entre as ruas 1º de Maio e 7 de Setembro, onde está sendo executada a rede auxiliar de ramais. A rede coletora profunda está concluída nestes locais. Na Rua Conceição ambas as redes, coletora e de ramais, já estão concluídas, faltando somente um melhor acabamento nos passeios.

Segundo o engenheiro do Departamento de Engenharia da Prefeitura de Rolante, Sandro Jaquiel da Silva, cerca de 65% da Fase I da Obra de Esgotamento Sanitário está concluída. Do percentual que ainda resta executar, menos de 5% correspondem às execuções de redes e de ramais, os outros 30% correspondem às execuções da Estação de Tratamento e da Estação Elevatória de Esgoto.

Fase II da Obra de Esgotamento Sanitário:

Rua Borges de Medeiros:
No trecho entre a Rua Pedro Schneider e a Av. Getúlio Vargas a rede coletora profunda está concluída e os trabalhadores estão executando a rede auxiliar de ramais nos dois sentidos da rua, por isso houve o desvio do trânsito nesse trecho.

Rua Conceição:
Rede coletora concluída e de ramais praticamente, faltando somente um melhor acabamento nos passeios.

Rua Alfredo Wüst:
No trecho entre a RS-239 e a Rua Pedro Schneider já houve a repavimentação das ruas; no trecho entre a Rua Pedro Schneider e a Rua Bernardo Henrique Bohlke Filho a repavimentação está em andamento.

Rua Eng. Noé de Freitas:
No trecho entre as Ruas Conceição e Alfredo Wüst a rede coletora está concluída e os ramais estão sendo executados. A repavimentação virá posteriormente a conclusão dos ramais.

Rua Pedro Schneider:
No trecho entre as Ruas Conceição e Alfredo Wüst a rede coletora está concluída e boa parte dos ramais e da repavimentação também.

A prioridade, segundo a prefeitura, continua sendo deixar prontas as redes coletoras e de ramais nas ruas que irão receber revestimento asfáltico: Rua Alfredo Wüst (da RS-239 até a Rua Pedro Schneider), Av. Emílio Schmidt, Rua Borges de Medeiros (da Rua Emílio Marmitt até a Av. Getúlio Vargas), Av. Getúlio Vargas, Rua Guerino Pandolfo (da Rua Alfredo Wüst até a Rua Conceição), Rua Eng. Noé de Freitas (da Rua Alfredo Wüst até a Rua Conceição), Rua Pedro Schneider (da Rua Alfredo Wüst até a Rua Conceição) e Rua Armando Balduíno Gutheil.

Ainda conforme a administração muncipal, algumas das ruas acima citadas já estão com as obras de esgotamento concluídas, como é o caso da Rua Armando Balduíno Gutheil e outras como a Rua Carlos Huff, a Avenida Getúlio Vargas e alguns trechos da Rua Borges de Medeiros já foram inclusive asfaltadas.

O supervisor geral de Obras de Rolante, Airton Trevizani da Rosa, pede o apoio e a compreensão da comunidade durante a execução dessa obra que causa muitos transtornos a todos, mas que é extremamente importante para o município, principalmente para a saúde da população rolantense e dos locais por onde o Rio Rolante passa.

Obras de esgotamento sanitário provocam mudanças no dia a dia de Rolante. Divulgação/Edna Cardoso