Geral

Rota Marco Zero ganha identidade visual criada por acadêmicos da FACCAT

Projeto desenvolvido em parceria entre Prefeitura, FACCAT e empreendedores busca fortalecer a divulgação do roteiro turístico e valorizar os atrativos de Taquara.
Projeto foi apresentado durante encontro na Faccat (Mateus Portal)

A Rota Marco Zero, roteiro turístico criado para destacar a história, a cultura, a gastronomia e os empreendimentos de Taquara, passou a contar com uma identidade visual desenvolvida por acadêmicos das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Taquara, empreendedores do município e a Agência Experimental de Comunicação (AGECOM), envolvendo estudantes dos cursos de Comunicação, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Design.

A proposta foi apresentada na última semana ao secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Turismo, Pedro de Almeida, e aos empreendedores que integram a rota. Além da identidade visual, os acadêmicos elaboraram o conceito da marca, sua proposta de valor e um planejamento de ações de comunicação, que terá continuidade no próximo semestre.

Segundo o secretário Pedro de Almeida, a identidade visual contribui para fortalecer a divulgação do roteiro e diferenciar Taquara como destino turístico. Ele destacou que a parceria entre o poder público, a universidade e a comunidade possibilita o desenvolvimento de projetos voltados à valorização do município.

O trabalho foi desenvolvido pela AGECOM, laboratório da FACCAT que proporciona aos estudantes a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Conforme o professor Mateus Portal, responsável pela iniciativa, 11 acadêmicos participaram da criação da identidade visual e das estratégias de comunicação da Rota Marco Zero.

De acordo com Portal, o principal desafio foi construir uma marca capaz de representar a essência do roteiro e sua proposta de valor. Ele informou ainda que, ao longo do próximo semestre, serão produzidos materiais gráficos, site, vídeos, fotografias e outras peças de divulgação.

A Rota Marco Zero tem início na Entrelinhas Cafeteria, junto à Casa Vidal, seguindo para o Marco Zero, localizado na Praça Marechal Deodoro, em frente ao Palácio Municipal. O percurso retorna à Casa Vidal, onde estão o Museu Municipal Adelmo Trott, o Arquivo Municipal Maria Eunice Kautzmann, a Biblioteca Pública Municipal Rodolfo Dietschi e a Biblioteca Infantil Alice Maciel.

Na sequência, os visitantes conhecem duas das três vinícolas urbanas vinculadas ao roteiro — Bodega Koetz, Vitis Insanis e Vinhos da Rua do Urtigão —, com foco na valorização do enoturismo e da produção local. O trajeto é encerrado no Armazém das Oliveiras, na localidade de Santa Cruz da Concórdia, reunindo gastronomia, paisagens e empreendedorismo rural.

Os interessados em participar da Rota Marco Zero podem obter informações com Alexandre Möller, proprietário do Armazém das Oliveiras e um dos idealizadores do roteiro, pelo telefone (51) 9982-2956. Também é possível entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Turismo pelo telefone ou WhatsApp (51) 3541-9239.