Secretaria de Educação de Rolante dá início à programação da Semana da Criança

Estudantes do Jardim A ao 9º ano, de todas as redes de ensino, realizam visitas à carreta “Conhecendo a Amazônia”, do Instituto Mata Atlântica
Publicado em 04/10/2021 15:26 | Atualizado em 04/10/2021 15:35 Off
Por Alan Júnior
Fotos: Divulgação/Edna Cardoso

A Secretaria de Educação e Esportes de Rolante deu início à programação da Semana da Criança, desenvolvida em parceria com as escolas do município, trazendo a carreta “Conhecendo a Amazônia”, do Instituto Mata Atlântica, para visitação dos estudantes do Jardim A ao 9º ano de todas as redes de ensino de Rolante.

A visitação teve início na manhã desta segunda-feira, (4), às 7h40, e será encerrada na sexta-feira, 8 de outubro, contemplando cerca de 3.000 estudantes das redes municipal, estadual e particular. Durante a visitação os alunos terão contato com animais taxidermizados (empalhados) e conservados em álcool numa bancada, dentro de um container refrigerado, onde biólogos abordarão temas como: exploração demográfica; desastres ambientais; desmatamento; conhecimento de fauna e flora do bioma Floresta Amazônica; tráfico de animais; sustentabilidade e cultura indígena.

“A Covid-19 criou um cenário atípico na vida de todos os indivíduos, principalmente de nossas crianças e adolescentes, não somente houve uma crise econômica e sanitária, como também o isolamento social e todas as consequências advindas. Portanto, nossos alunos merecem que seja proporcionada uma semana com atividades variadas e direcionadas para que eles possam se divertir, aprender e participar de atividades recreativas e lúdicas”, comenta a secretária de Educação e Esportes, Simone Tadiotto.

Brincar, correr, aprender, cantar, soltar a imaginação nas mais diversas atividades, dentre outras, são ações que precisam estar presentes no cotidiano das escolas. Nessa perspectiva, a Secretaria Municipal de Educação e Esportes propõe que as escolas procurem intensificar tais atividades no período que antecede o dia da criança, sempre atendendo os protocolos sanitários. As atividades propostas têm como objetivo central oferecer aos estudantes da rede municipal de ensino momentos de aprendizagem, movimento e alegria.  

Além da carreta “Conhecendo a Amazônia”, durante toda esta semana as escolas da rede municipal vão apresentar às crianças alimentos saudáveis de maneira diferente dos cardápios servidos diariamente, demonstrando significado em comemoração à semana delas e as escolas farão atividades lúdicas recreativas, pois os alunos necessitam exercitar-se.

Em virtude da pandemia, os alunos, em sua maioria, fizeram poucas atividades físicas, sendo que os exercícios aumentam a imunidade. Os jogos permitem a interação entre os alunos buscando uma aprendizagem significativa através da brincadeira, pois os estudantes desenvolvem as capacidades motoras, sociais, culturais e de imaginação.

“Agradeço o trabalho de todos os colaboradores da Secretaria e dos profissionais de educação de todas as escolas que estão envolvidos e comprometidos em fazer desta uma semana especial para nossas crianças. Tudo o que pensamos e programamos não apenas em outubro, mas ao longo do ano, é para o aprendizado e para o bem estar delas”, frisa a secretária Simone.

>> Deixe sua opinião: