Secretaria de Educação de Rolante promove capacitação para serventes merendeiras da rede municipal de ensino

Encontro teve como objetivo principal garantir o manuseio adequado na hora da preparação dos alimentos no ambiente escolar
Publicado em 29/10/2021 15:16 Off
Por Cleusa Silva
Foto: Divulgação/Prefeitura de Rolante

Com o objetivo de atender os requisitos relacionados às boas práticas de alimentação escolar, que incluem aspectos de higiene e saúde, a Secretaria de Educação e Esportes de Rolante realizou, na terça-feira (26), um encontro de capacitação para as serventes merendeiras da rede municipal de ensino.

Conforme a prefeitura de Rolante, que busca investir em capacitação para todos os setores, buscando sempre qualificar seus colaboradores, as serventes merendeiras passam por capacitações periódicas para que estejam preparadas para manipular e preparar os alimentos dos estudantes, bem como para que se tenha um ambiente escolar limpo e organizado.

O encontro teve como objetivo garantir o manuseio adequado na hora da preparação dos alimentos e um ambiente escolar de acordo com as normas de higiene; repassar orientações técnicas de manipulações, além das boas práticas de higiene e conservação dos alimentos que serão consumidos pelos alunos da escola; discutir e repensar ações que promovam a responsabilidade na função de servente merendeira desde a elaboração das listas dos pedidos, recebimento, armazenamento, quantidades preparadas e o desperdícios dos alimentos.

As serventes merendeiras têm um papel fundamental, pois as escolas ofertam diariamente refeições suprindo parcialmente as necessidades nutricionais dos estudantes.

“Todos os colaboradores são importantes dentro de uma escola ou de qualquer empresa. A motivação e a valorização na vida do profissional é muito importante para o desempenho de suas funções. Pensando nisso,  os alunos confeccionaram  mensagens, cartas, cartazes, vídeos e presentes que foram entregues às serventes merendeiras como forma de carinho, de reconhecimento  e agradecimento  por todo trabalho realizado nas suas escolas” conta a secretária de Educação e Esportes, Simone Tadiotto.

Acompanhando de perto o funcionamento das escolas, Simone esteve presente na capacitação e agradeceu o trabalho que todos estão desenvolvendo, se empenhando para reaproximar tanto os alunos quanto as famílias novamente.

“Houve uma grande lacuna no aprendizado e nas relações humanas durante a pandemia. E o trabalho não é apenas pedagógico, envolve todos os trabalhadores da educação”, salienta a secretária de Educação e Esportes de Rolante.

>> Deixe sua opinião: