Educação Geral
  CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES

Secretaria de Educação de Taquara promove formação continuada aos professores da rede municipal

Evento serviu como oportunidade para uma reflexão sobre o momento atual da educação
Foto: Divulgação/Prefeitura de Taquara

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) de Taquara promoveu, na última quinta-feira (05), o encontro de formação continuada “Fios que Conectam: Identidade e Pertencimento”. Realizado no auditório das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), o evento reuniu professores e gestores de todas as etapas de ensino do Município, com a presença de palestrantes que levaram ao público presente momentos de reflexão e inspiração sobre a prática docente.

Conforme a prefeitura de Taquara, foram realizadas diversas palestras, destinadas para professores de cada nível de ensino, na Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, e Ensino Médio.

“Esta forma de organizar por etapas valorizou as temáticas pertinentes para cada área da educação que os professores atuam. Por conta desta divisão, foi possível que os docentes tivessem um contato mais próximo dos palestrantes, permitindo uma troca de experiências da ação pedagógica com os alunos”, explica Carla Silveira, secretária de Educação, Cultura e Esportes de Taquara.

Para os profissionais da Educação Infantil, foram duas palestras realizadas. Uma delas foi com a doutora em Educação, Rochele Maciel, que abordou o tema “Escola da Infância: reflexões sobre os tempos, os espaços e as ações pedagógicas”.

Já a pedagoga especialista em Educação Lúdica e Psicomotricidade, e coordenadora do Projeto Ser Criança é Natural, do Instituto Romã, Ana Carol Thomé, trouxe a temática “Brincar com a Natureza: a importância no desenvolvimento infantil”.

Voltado aos professores dos Anos Iniciais, a doutora em Processos e Manifestações Culturais, Raquel Dilly, discutiu sobre “Estratégias pedagógicas: o fazer pedagógico com diferentes níveis de alfabetização nos anos iniciais”.

Os docentes dos Anos Finais acompanharam a palestra do doutor em Educação, Guto Niche, que trouxe o tema “Educação em tempos de cultura digital”.

E para profissionais do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), a palestra foi do professor Eldo Dorneles Junior, que destacou em sua fala o tema “Múltiplos contextos para os itinerários formativos do Novo Ensino Médio”.

“Foi um evento essencial para capacitar os professores da Rede Municipal de Ensino de Taquara. É através da formação constante de nossos profissionais que conseguiremos proporcionar uma educação com cada vez mais qualidade para os estudantes”, frisa Sirlei Silveira, prefeita de Taquara.

A secretária de Educação ressalta que o evento da semana passada foi uma oportunidade de refletir sobre o momento atual da educação, absorvendo novos saberes para entender o andamento do ensino.

“Estamos vindo de um contexto de pandemia em que há muitas lacunas na aprendizagem. Encontros como a formação continuada são momentos importantíssimos para ressignificar nossa ação e colocar em prática novas formas de agir, para qualificar a ação pedagógica e pensar novos meios para que nossos alunos possam aprender. Este evento traz mais possibilidades de metodologias para lidar com dificuldades no ensino”, completa Carla.