Educação
  EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação de Taquara realiza Avaliação Diagnóstica dos alunos do Ensino Fundamental

Iniciativa busca auxiliar no planejamento pedagógico das escolas municipais.
Mais de 3,7 mil estudantes foram avaliados pelo Município.
Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) de Taquara realizou entre terça e quarta-feira da semana passada (dias 14 e 15 de junho) a Avaliação Diagnóstica. A pasta aplicou um exame em todos os alunos do Ensino Fundamental das escolas municipais, com o objetivo de avaliar o desempenho de cada um deles, entendendo suas dificuldades e identificando como a pandemia da Covid-19 os afetou na aprendizagem.



Foram 3.776 alunos avaliados ao todo. De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Silveira, foi a primeira vez que o Município elaborou a avaliação. “Através dos seus resultados, será possível replanejar as ações pedagógicas das escolas e dos professores para o segundo semestre. É uma avaliação importante porque agora poderemos mapear como está o desempenho de cada estudante. Isso possibilita traçarmos metas tanto individuais para os alunos, quanto coletivas, enquanto rede educacional”, explica. As provas foram aplicadas dentro dos conhecimentos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

A prefeita Sirlei Silveira comentou sobre a realização da Avaliação Diagnóstica, destacando a sua importância. “É uma forma de ampliarmos o acompanhamento pedagógico dos nossos alunos para melhorar a educação de nosso Município”, destaca.

Exame deve ser aplicado novamente no final do ano

Carla complementa que, para avaliar a evolução do desempenho educacional dos estudantes após a primeira Avaliação Diagnóstica, deverá haver a aplicação de um segundo exame, no final do ano letivo. “Será uma forma de percebermos como foi o crescimento dos nossos estudantes, pensando também no que foi feito no segundo semestre”, aponta.