Geral
  NOVA AQUISIÇÃO

Secretaria de Obras de Taquara adquire triturador de galhos

Equipamento será utilizado para triturar galhos e folhas de podas recolhidas
Foto: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

A Secretaria de Obras e Serviços de Taquara apresentou, na quarta-feira (1°), sua mais nova aquisição – um triturador de galhos. No valor de R$ 258 mil, o equipamento foi adquirido com recursos do Município e do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commades), e será usado para triturar galhos e folhas de podas recolhidas. Movido a diesel, o triturador possui motor de quatro cilindros e 85 cavalos de potência, e tem maior capacidade de rendimento, podendo receber galhos de maior largura.

De acordo com o secretário de Obras e Serviços, Bruno Cardoso, o Município tinha um antigo triturador anteriormente, mas que era de pouca eficácia e, portanto, foi leiloado.

“Com o novo triturador, será possível utilizar no calendário anual de recolhimento de podas, que começarão a ser recolhidas a partir do dia 10 de junho”, explica Bruno.

O equipamento também será utilizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal.

Apelo para não misturar lixo com as podas

Com o início do recolhimento de podas em Taquara, na próxima semana, Bruno reforça o pedido para que a população não coloque lixo e restos de materiais de construção junto com os galhos.

“Isso danifica a trituração e pode fazer com que o triturador não funcione adequadamente”, alerta o secretário de Obras e Serviços de Taquara.

A prefeita Sirlei Silveira complementa lembrando que as pessoas só coloquem as podas em frente às suas casas na data de recolhimento nos seus bairros.

“É importante que a população respeite o calendário de colocação de podas no seu bairro, para que os galhos na rua não corram o risco de parar nas bocas de lobos, entupindo bueiros e provocando alagamentos em dias de chuva”, frisa, ao acompanhar os primeiros trabalhos do triturador adquirido pelo Município.

Calendário para a colocação de podas na rua

– Santa Rosa e Km4 – 10 a 14/Junho

-Petrópolis – 17 a 21/Junho

-Santa Teresinha – 24 a 28/Junho

-Tucanos e Mundo Novo – 01 a 05/Julho

-Medianeira e Ideal – 08 a 12/Julho

-Empresa – 15 a 21/Julho

-Cruzeiro do Sul e Ronda – 22 a 26/Julho

-Jardim do Prado e Recreio – 29/Julho a 02/Agosto

-Centro e Morro do Leôncio – 05 a 09/Agosto

-Sagrada Família e Morro da Cruz – 12 a 16/Agosto

-N. Srª. Fátima, Fogão Gaúcho, Santa Maria e Eldorado – 19 a 23/Agosto