Geral
  VACINAÇÃO DE CRIANÇAS

Secretaria de Saúde de Taquara decide ampliar cobertura vacinal de crianças contra a Covid-19

Mais de 400 crianças estão com a segunda dose atrasada
Foto: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

Com o objetivo de aumentar a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em crianças, de cinco a 11 anos, a Secretaria de Saúde de Taquara decidiu promover uma série de ações, incluindo o horário estendido em alguns dias da semana ou a aplicação das doses aos sábados.



Uma das oportunidades será nesta terça-feira (03), em que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Piazito, Empresa, Santa Teresinha e Mundo Novo estarão abertas das 8h às 20h, aplicando a segunda dose da vacina infantil da Pfizer, ou a primeira dose da vacina Coronavac.

De acordo com a secretária de Saúde, Mariane Farias da Silva, mais de 400 crianças estão com a segunda dose atrasada, sendo a iniciativa uma oportunidade de que os pais que trabalham possam levar os filhos para serem vacinados no período noturno.

“As vacinas são a melhor forma de evitar o contágio por doenças. No caso da vacina contra a Covid, é a esperança para o fim definitivo da pandemia”, destaca Mariane.

Nas quatro UBSs, além da vacinação de crianças, nesta terça-feira também estarão disponíveis as vacinas contra a Covid nos adultos para qualquer dose, dos laboratórios Janssen e Coronavac.

Sobre a imunização infantil, Mariane explica que a Secretaria de Saúde tem encaminhado mensagem aos números de contato informados no cadastro feito na primeira dose, para avisar qual será a data para a aplicação da segunda dose.

“Além disso, estamos fazendo um levantamento das crianças que estudam nas escolas da rede pública que ainda não receberam a vacina para informar os pais dessas crianças sobre os locais onde há a disponibilidade de doses”, complementa a secretária de Saúde de Taquara.

Vacinação infantil em outros dias da semana

Em Taquara, a imunização de crianças contra a Covid ocorre de segunda à sexta-feira. Nas segundas e quartas-feiras, é realizada na UBS Empresa das 8h às 16h. Nas terças e quintas, apenas as vacinas do laboratório Butantan/Coronavac são aplicadas, das 8h às 16h, na UBS Piazito. E nas sextas-feiras, a campanha ocorre na UBS Mundo Novo, das 8h às 11h45.

“É através da vacinação que conseguimos nos proteger e proteger a quem amamos. Em breve, faremos mais ações de incentivo à vacinação das crianças. Proteger a saúde dos pequenos é nosso dever”, frisa Sirlei Silveira, prefeita de Taquara.

A secretária completa que os esquemas vacinais são definidos por critérios técnicos e estudos científicos, garantindo o máximo de proteção disponível.

“Devemos receber todas as doses recomendadas da vacina. E elas são importantes para a família toda”, salienta Mariane.

A cobertura vacinal completa é desta forma nos seguintes públicos:

– Crianças de 5 a 11 anos, e adolescentes de 12 a 17 anos: duas doses;

– Adultos e idosos entre 18 e 79 anos vacinados com o imunizante da Janssen: duas doses;

– Adultos e idosos entre 18 e 79 anos: três doses (primeira, segunda e dose de reforço);

– Adultos e idosos entre 18 e 79 anos imunossuprimidos: quatro doses (primeira, segunda e duas doses de reforço);

– Idosos com 80 anos ou mais: quatro doses (primeira, segunda e duas doses de reforço).

Mais informações sobre a vacinação em Taquara podem ser consultadas pelo WhatsApp (51) 98924-8784.