Geral
  SAÚDE

Secretaria de Saúde de Taquara inicia o cadastro para a vacinação de crianças contra a Covid-19

Imunização de crianças de 5 a 11 anos começa na próxima quarta-feira (19).
Primeiro grupo de crianças vacinadas envolve aquelas que têm alguma comorbidade.
Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Foi lançado pela Secretaria Municipal de Saúde de Taquara nesta quinta-feira (13) o formulário para cadastrar crianças de cinco a 11 anos de idade, para receberem a vacina contra a Covid-19. A partir deste cadastro, as equipes de vacinação farão o contato para realizar o agendamento da vacinação, que para o público infantil, começa na próxima quarta-feira (19).



Inicialmente serão atendidas as crianças com comorbidades. A secretária de saúde Mariane Farias da Silva, destacou que todas as famílias poderão preencher o cadastro, mesmo as que não tenham crianças com comorbidade, através deste link: https://bit.ly/vacinacriancastaquara. “Desta forma, a Secretaria de Saúde terá os contatos para chamar as crianças para a vacinação o mais breve possível”, comenta.

Após a imunização nas crianças com comorbidades, o cronograma vacinal aplicará doses nos pequenos sem comorbidades, começando pelos meninos e meninas de 11 anos, com previsão de início ainda em janeiro, segundo a Secretaria Estadual da Saúde.

Como será a imunização

A vacinação em crianças será realizada mediante agendamento, assim como ocorreu na imunização de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. A medida ocorre por conta da recomendação de que as crianças permaneçam na sala de vacina em observação por 20 minutos após receberem a sua dose. “Isso dá tempo o suficiente para garantir que a família receba todas as orientações necessárias e tenha suas dúvidas respondidas”, completa Mariane.

Sobre a imunização contra a Covid-19 em crianças, a prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, convida aos pais e responsáveis para que façam logo o cadastro, para que os pequenos sejam imunizados o quanto antes. “É com a vacinação que conseguiremos combater a Covid em nosso Município e em todo o mundo. As vacinas ajudam na redução de casos graves e de mortes. Portanto, vacinar é um ato coletivo de amor, que protege a pessoa vacinada, e todos que também foram imunizados”, destaca.

Mais informações sobre a vacinação contra a Covid-19 nas crianças em Taquara podem ser solicitadas pelo WhatsApp (51) 98924-8784.