Geral
  SAÚDE

Secretaria de Saúde de Taquara muda a marcação de exames e encaminhamentos na UBS Empresa

Medida permite evitar que as pessoas precisem se deslocar até o Posto 24 Horas para fazer estes pedidos.
Projeto piloto deve ser implementado nas demais UBSs em breve.
Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

A Secretaria de Saúde de Taquara lançou, na Unidade Básica de Saúde do Bairro Empresa, um projeto voltado para a marcação de exames ou encaminhamentos para consultas com especialistas. Desde segunda-feira (2), quem comparecer na UBS para se consultar, e receber um encaminhamento para exames ou consultas especializadas, poderá fazer este pedido na própria recepção do posto, sem precisar se deslocar até a UBS Central (Posto 24 Horas) para marcar.



De acordo com a secretária de Saúde, Mariane Farias da Silva, o intuito da novidade foi facilitar os deslocamentos dos moradores do bairro. “O funcionamento ocorrerá como uma rotina na UBS. O paciente comparece com o cartão do SUS e documento de identidade, faz a consulta médica, e logo após, se receber um encaminhamento, irá até a recepção e finaliza o seu atendimento, recebendo um protocolo com as solicitações de exames ou consultas especializadas prescritas pelo médico”, explica.

Iniciativa inédita

A medida é pioneira no Município, e permite dar agilidade nos procedimentos após a primeira consulta. Será o próprio setor de logística da Secretaria de Saúde que levará os encaminhamentos até o Posto 24 Horas, assim como trazer os pedidos confirmados de volta à UBS. “Começamos pelo Bairro Empresa por ser um dos mais populosos do Município. Isso facilita aos moradores para que não tenham que vir várias vezes ao Centro para encaminhar ou buscar documentos. É uma mudança bastante significativa para a população”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.

Por estar em seus primeiros dias de implantação, Mariane completa que esta fase inicial na UBS Empresa é de testes, para verificar o andamento dos encaminhamentos dos pedidos. “Vamos avaliar semanalmente como está funcionando esta iniciativa. É um projeto piloto, que futuramente será expandido para as demais Unidades Básicas de Saúde”, salienta.