Secretaria Municipal de Educação de Taquara promove Celebração das Águas Taquarenses

As atividades ocorrem de forma virtual e presencial até esta sexta (8), e integram a programação da 28ª Semana Interamericana da Água e da 21ª Semana Estadual da Água do Rio Grande do Sul.
Publicado em 06/10/2021 10:20 Off
Por Alan Júnior
Palestra com a coordenadora do Programa Permanente de Educação Ambiental, Daniela Tomaz, fez parte da programação das atividades
Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Iniciou nesta segunda-feira (4) a Celebração das Águas Taquarenses, evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) de Taquara, através da Coordenadoria da Educação Ambiental. As atividades ocorrem de forma virtual e presencial até esta sexta-feira (8), e integram a programação da 28ª Semana Interamericana da Água e da 21ª Semana Estadual da Água do Rio Grande do Sul.

A celebração teve seu início através do lançamento da Semana Interamericana da Água, por meio de uma transmissão virtual em que foi apresentado o vídeo “História Hídrica de Taquara”, com Bruno Barth Raymundo. Nesta terça-feira (5), no Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar, ocorreu o Encontro do Coletivo Educador, com a palestra “Saneamento é Básico: Perspectivas da educação ambiental no contexto escolar”, com a coordenadora do Programa Permanente de Educação Ambiental, Daniela Tomaz, que também integra o consórcio Pró-Sinos.

O evento em Taquara é anual, com ações que busquem sensibilizar a população sobre os cuidados com a água. “Estamos trabalhando uma semana inteira de ações, com uma programação diferenciada para discutir essa temática que é tão importante para todos nós”, explica a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Carla Silveira. O público em geral também poderá comparecer aos eventos presenciais. “O objetivo é que possamos parar para refletir sobre nossas águas, nascentes, córregos, arroios e os rios daqui da cidade, para sensibilizar os estudantes e a sociedade para proteger os nossos rios, cultivar mudas de árvores e proteger a mata ciliar”, explica a coordenadora da Educação Ambiental, Luciana Martins, que é também organizadora da Celebração das Águas Taquarenses.

Próximas ações

Nesta quarta-feira (6), em todas as escolas de Taquara, é realizada a ação “Aventuras das Gotas Pelas Águas Taquarenses”, que será a produção de um livro coletivo para compor a Sala Verde Itinerante. A quinta-feira (7) será dedicada para a programação interna das escolas, com ações voltadas ao tema e lideradas pela Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com-Vida). Finalizando a Celebração das Águas Taquarenses, na sexta-feira (8), às 9 horas, haverá uma cerimônia no Rio da Ilha, com a participação da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Hermínia Gaewersen Marques, além da presença da professora coordenadora da Com-Vida, Vanessa Munari Wilhelms, da professora Isabel Rodrigues Munari, que também é moradora da região, e da Prefeitura Mirim. Em caso de chuva, esta última atividade será cancelada.

Carla reforça que a programação da semana é para a reflexão sobre o meio ambiente, em especial, o que envolve a perspectiva para a valorização da água como um elemento natural precioso. “As escolas, através da Com-Vida e do Coletivo Educadores, estão fazendo ações que busquem a preservação da água, com estratégias para a economia de consumo deste bem precioso”, completa.

>> Deixe sua opinião: